Bento XVI terá reunião com líderes de outras religiões

São persistentes os obstáculos ao ecumenismo – a convergência das inúmeras correntes cristãs – e ao diálogo inter-religioso. Por divergências teológicas seculares, muitas lideranças simplesmente se negam a conversar. Mas às vezes o problema pode ser gente demais querendo dar as mãos. A Igreja Católica receia que esse seja o caso do encontro que o papa Bento XVI terá com representantes do islamismo, do judaísmo e de denominações cristãs, marcado para as 12h30, no Mosteiro de São Bento. Como o número de presentes é muito limitado, agora o problema é fazer com que os preteridos não entendam o filtro como agravo à sua instituição.

?Queremos reafirmar a estima pelas outras confissões?, diz o padre Marcial Maçaneiro, assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o Diálogo Ecumênico e Inter-religioso. A CNBB adotou três critérios para fazer os convites. A idéia, segundo padre Marcial, era privilegiar organizações eclesiásticas que integram o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), entidade ecumênica que atua há 25 anos.

Por esse critério, verão o papa Walter Altmann, pastor-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e dirigente do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), d. Maurício Andrade, bispo primaz da Igreja Episcopal Anglicana, reverendo Manoel Miranda, da Igreja Presbiteriana Unida, e Antônio Bonzoi, da Igreja Cristã Reformada. Também foi chamado d. Damaskinos Mansour, arcebispo metropolitano da Igreja Ortodoxa Antioquina – que não é do Conic, mas cujo Patriarcado tem bom diálogo com a Santa Sé.

O rabino Henry Sobel, presidente do rabinato da Congregação Israelita Paulista (CIP), e o xeque Armando Hussein Saleh, representante dos muçulmanos, são considerados pela CNBB ?interlocutores históricos?. O pastor luterano Carlos Möller também vai, na condição de presidente do Conic.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.