A ala federal, na realidade, é um anexo construído recentemente na Penitenciária Pascoal Ramos. A obra foi orçada R$ 1,49 milhão. O anexo fica nos fundos do presídio e a capacidade é para 53 vagas. São dez celas individuais. As outras celas vão abrigar, cada uma, no máximo dez presidiários à disposição da Justiça Federal.
Segundo o secretário-adjunto do Sistema Prisional de Mato Grosso, Sebastião Ribeiro da Silva Filho, o anexo vai contar com detector de metal e aparelho de raio X para auxiliar nas revistas de visitantes, parentes de preso e também de sacolas, bolsas e outros objetos. A ala federal também vai dispor de circuito interno de TV. Silva Filho afirmou ainda que as paredes das celas e os pisos são revestidos de aço, impedindo assim possíveis aberturas de buracos e escavações de túneis.
O secretário-adjunto disse que, num primeiro momento, agentes federais, em parceria com policiais militares de Mato Grosso, serão os responsáveis pela vigilância dos presos na primeira ala federal do País. Futuramente, agentes penitenciários estaduais também vão desempenhar essas funções. A inauguração do anexo está prevista para o mês que vem.
continua após a publicidade
continua após a publicidade