David Beckham já avisou: nesta Copa, a Inglaterra não teme nem o Brasil. Respeita e admira. Mas não teme. "Com os jogadores que o Brasil tem, é realmente difícil acreditar que alguém possa vencê-los. Mas com o time que hoje nós temos, é possível", diz o meia, que completa, justificando: "Vou completar 10 anos de seleção e nunca vi na Inglaterra um time tão forte como este que montamos para o Mundial".

continua após a publicidade

Toda essa demonstração de autoconfiança foi dada após a vitória por 6 a 0 num amistoso contra a Jamaica, sábado, em Manchester. Beckham tem certeza que a Inglaterra está entre as favoritas para levar a Copa. Mas, para isso, ele sonha com uma revanche: a derrota por 2 a 1 para o Brasil, nas quartas-de-final da Copa de 2002, ainda está fresca em sua memória. "Nós adoraríamos cruzar novamente com eles", diz, ciente de que o encontro, desta vez, aconteceria na semifinal."Todo mundo aqui quer bater os melhores e os melhores hoje são os brasileiros".

No Real Madrid, o inglês é colega de equipe de Ronaldo, Robinho Roberto Carlos, Cicinho e Júlio Baptista. Desses, só o último não jogará a Copa. "Joguei com cinco brasileiros durante a temporada e posso afirmar que eles são tecnicamente os melhores do mundo".

Mas Beckham não é só elogios. Ele sabe qual pode ser o ponto fraco do Brasil. "Brasileiros gostam de brincar o tempo todo. Não sei se eles gostam de jogar contra um time como o da Inglaterra". Muito amigo de Ronaldo, Beckham diz que o futebol inglês também é admirado pelos colegas brasileiros. "Quando dou um passe no pé deles, eles dizem que é um passe tipicamente inglês. Isso mostra que eles nos respeitam", diz o camisa 7 do time de Sven-Goran Eriksson. "Quando acabo um treino (do Real Madrid) e sento para ver um jogo do Campeonato Inglês na TV, eles (os brasileiros) se sentam juntos para ver como se aplica um belo carrinho".

continua após a publicidade

Capitão da Seleção Inglesa pela segundo Mundial consecutivo (está em seu terceiro), Beckham diz que já sonhou com o ato de levantar a Copa. Ele contou aos repórteres como se comportaria na hora de receber o objeto de desejo de todos no Mundial: "É claro que eu choraria. Isso já se passou com vários outros capitães. E eu sou uma pessoa muito emotiva".

Beckham e a Seleção Inglesa chegam nesta segunda-feira à Alemanha. O "English Team" treinará em Baden-Baden, cidade de 50 mil habitantes encravada na Floresta Negra e conhecida no País pela qualidade de suas termas – é, guardada as devidas proporções, uma espécie de "Águas de Lindóia" da Alemanha.

continua após a publicidade