Bebê morre após receber vacina BCG em Sorocaba

Um bebê de 40 dias morreu ontem, em Sorocaba, a 92 quilômetros de São Paulo, uma hora depois de ter sido recebido a vacina contra tuberculose (BCG) e hepatite B, no centro de saúde municipal do Jardim Maria do Carmo.

A criança do sexo masculino era saudável e os pais relacionaram a morte com a vacinação. O corpo do bebê foi submetido a necropsia no Instituto Médico-Legal (IML) e o resultado fica pronto em cinco dias. Também foram realizados exames toxicológicos cujos resultados saem em 15 dias.

A mãe do bebê, Graciele Cristina Pedro dos Santos, disse que a criança começou a passar mal no caminho de volta para casa  após ser vacinada. “Ele chorava e se contorcia como se estivesse com dor.” Depois começou a perder a cor. A mãe levou-o à Santa Casa, mas a criança chegou desfalecida, com quadro de parada cardiorrespiratória. Os médicos tentaram técnicas de ressuscitação sem sucesso.

O secretário municipal de Saúde, Vítor Lippi, considerou desnecessário suspender a vacinação. O lote usado para imunizar a criança também foi distribuído em outras cidades. Segundo Lippi, não houve outro registro de mortes ou problemas decorrentes da vacina. Uma das possibilidades seria o choque anafilático, mas isso nunca ocorreu antes.

Outras possíveis causas que não se relacionam com o medicamento, como a síndrome da morte súbita do recém-nascido ou um engasgo com leite também estão sendo investigados.

Voltar ao topo