BC projeta IPCA de 3,8% em 2006; meta de inflação é de 4,55%

O Banco Central ampliou de 3,5% para 3,8% a projeção de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2006. A nova projeção consta no relatório de inflação trimestral divulgado há pouco. A meta de inflação fixada para 2006 é de 4,5%.

De acordo com o relatório, a inflação acumulada em 12 meses apresenta tendência de queda devido aos efeitos do processo de alta de juros realizado pelo BC. A projeção de inflação parte de 5,2% no primeiro trimestre de 2006 e cai para 4,7% no segundo trimestre e 4,8% no terceiro trimestre, terminando o ano em 3,8%, abaixo da meta de 4,5%.

As maiores reduções na inflação acumulada em 2006 acontecem no segundo trimestre, quando a inflação cai 0,5 ponto porcentual em relação ao trimestre anterior, e no quarto trimestre, quando há redução de 1 ponto porcentual. No relatório trimestral de setembro, a trajetória de inflação acumulada em 12 meses prevista para 2006 era de 4,1% no primeiro trimestre, 3,6% no segundo e terceiro trimestres e 3,5% no quarto trimestre.

Essas projeções do BC são do cenário de referência que leva em consideração a manutenção da taxa de juros em 18% e taxa de câmbio constante em R$ 2,25 , valor que vigorava às vésperas da última reunião do Copom.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.