BC estuda regras mais flexíveis para cooperativismo de crédito

Regras ainda mais flexíveis para o cooperativismo de crédito estão sendo definidas pelo Banco Central com a colaboração do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). ?O marco regulatório em vigor pode ser considerado em evolução?, afirmou o presidente do Sebrae, Silvano Gianni. Para ele, o marco regulatório está possibilitando a ampliação rápida do número de cooperativas. ?De forma prudente e segura, serão aprovadas novas mudanças em favor do cooperativismo. Certamente o convênio entre o Sebrae e o Banco Central contribuirá para isso?, analisou.

A partir das novas regras, somente no Paraná já surgiram, nos últimos 18 meses, 12 cooperativas de empresários, articuladas pelas associações comerciais. Outras nove estão em processo de análise pelo Banco Central. No Nordeste, há cerca de 17 cooperativas em processo de organização.

O Sebrae assinou ontem convênio de cooperação geral com o Sistema Unicred do Brasil. Esta é a quarta parceria firmada para expandir o fortalecimento do cooperativismo de crédito. As outras foram com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Voltar ao topo