BBC lista os 100 maiores britânicos da história

Uma lista com os 100 maiores britânicos de todos os tempos foi divulgada hoje pela BBC, que entrevistou mais de 30 mil cidadãos da Grã-Bretanha. O resultado é uma miscelânea que muitos deverão questionar. Se, por exemplo, John Lennon, Paul McCartney e George Harrison estão entre os 100, Ringo Starr não está. Outro exemplo: Richard Burton entrou, mas Elizabeth Taylor ficou de fora. Da realeza, nomes de várias épocas estão na lista, entre eles a Princesa Diana. Já o Príncipe Charles está fora.

Os cem maiores britânicos da história são uma turma bem heterogênea. Charlie Chaplin e William Shakespeare dividem seu nobre espaço com o artilheiro do Manchester United David Beckham e com o integrante do Sex Pistol Johnny Rotten.

A constelação britânica também inclui políticos (Winston Churchill), cientistas (Isaac Newton) e até irlandeses (Bono Vox e Bob Geldof), já que poderiam ser votados nomes de todas as ilhas britânicas. Numa prova de que as regras da eleição não eram rígidas, a lista traz o Soldado Desconhecido entre os mais destacados britânicos.

A BBC pretende agora lançar um novo desafio aos súditos da Rainha Elizabeth: fazer um Top 10 dos britânicos mais importantes. ?Só de conversar com pessoas, eu sinto como elas são passionais com o assunto e sobre quem elas acham digno do título de Grande Britânico?, disse Jane Root, da BBC.

Voltar ao topo