O 13.º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento de 48% da área da Curitiba, o que corresponde a mais de 800 mil habitantes, completa neste sábado (24), 38 anos de existência. Criado em 24 de junho de 1968, como Corpo de Policiamento Rádio Motorizado (CPRM), hoje é denominado Batalhão Tenente-coronel Pedro Plocharski, em homenagem ao oficial morto no cumprimento do dever.
Na sua criação, o CPRM contava com pequeno efetivo, sob o comando do então major Sérgio Manoel Mastek Ramos, e realizava suas atividades de radiopatrulhamento com apenas 14 viaturas, que operavam interligadas por rádios a uma Central de Operações, em toda a capital. Assim, dava mobilidade e cobertura ao policiamento até então desenvolvido pelo Batalhão de Guardas, pelo Regimento Coronel Dulcídio e pelo Batalhão de Controle de Tráfego, hoje, respectivamente, o 12.º Batalhão, o RPMont e o BPTran.
Com a modernização administrativa experimentada pela PMPR, em 1976, o CPRM foi transformado no 13.º Batalhão de Polícia Militar. Nestes 38 anos desde sua criação, o batalhão conta com policiais militares que têm dedicado anonimamente na busca de garantir à sociedade paz e tranqüilidade.
Atualmente, o 13º Batalhão é comandado pelo major Eron Ulisses Donadello, e vem se modernizando através da filosofia do policiamento comunitário, com estações do Projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante) nos 22 bairros que estão sob sua responsabilidade, tudo isso para garantir mais segurança para a grande população que reside e trabalha na região Sul de Curitiba.