Bastos nega demora na liberação de recursos do Fundo de Segurança

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, afirmou hoje que os estados que ainda não receberam recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública deverão recebê-los até o fim de dezembro. Ele disse que não está havendo demora na liberação das verbas, como alegam os governos de São Paulo e de Minas Gerais.

O que houve foi mudança de critérios, explicou o ministro. “Como não somos uma tesouraria, só vamos liberar recursos – dentro das dificuldades naturais que o governo vive, de executar um orçamento do ano passado – depois de aprovados os planos estaduais. Nós estamos em fase final de liberação; em alguns casos, já está empenhado o dinheiro. Na semana que vem, vamos ter uma reunião onde a gente vai liberar bastante dinheiro?, informou o ministro.

Sobre as dificuldades orçamentárias da Polícia Federal, Bastos disse que isso não impede o êxito das operações, graças ao esforço do governo federal e da própria corporação. ?Nestes dez meses, o que ela (Polícia Federal) produziu, em termos de operações exitosas, é muito mais do que ela produziu em igual período ou num período maior antes?, afirmou o ministro. Ele criticou as terceirizações no âmbito da PF e informou que, para substituir essa prática, será realizado concurso para contratação de pessoal de apoio administrativo.

O ministro deu as declarações após a posse do novo secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa.

Voltar ao topo