Basquete masculino do Brasil vence e vai à final do Sul-Americano

Rio de Janeiro (AE) – O Brasil se classificou para a final do 41º Campeonato Sul-Americano masculino de basquete ao vencer o Paraguai, por 85 a 68, neste sábado à tarde, em Campos. E, em busca de seu 17º título da competição, a equipe brasileira entra em quadra neste domingo, às 15 horas, em Campos.

A seleção iniciou a partida como favorita, já que além de liderar a primeira etapa do Sul-Americano, em quatro jogos colecionou três vitórias, enquanto os paraguaios só haviam sido derrotados. Mas, apesar da vantagem nos números, o primeiro quarto foi difícil para o Brasil, que encontrou dificuldades de superar a defesa adversária e terminar à frente do marcador por 23 a 21.

No segundo quarto, a equipe brasileira voltou determinada à quadra e aparentemente mais tranqüila. Mesmo arriscando sem sucesso vários arremessos de longa distância, o Brasil impôs seu ritmo, comandou o placar e fechou o primeiro tempo vencendo por 48 x 38.

A vantagem parcial fez com que o Brasil apenas a administrasse nos dois últimos quartos e se poupasse para a decisão de hoje. Sem dificuldades, a equipe superou o Paraguai por 67 a 47 no terceiro quarto e assegurou a vaga na final vencendo por 85 a 68. Os cestinnhas da partida foram o paraguaio Martinez, com 27 pontos, e o brasileiro Estevam, 17.

O Brasil chegou à decisão após vencer o Chile, por 92 a 84, na estréia da competição, na terça-feira e, no dia seguinte, nova vitória, desta vez sobre a Argentina, por 98 a 92. A única derrota ocorreu na terceira rodada, para o Uruguai, por 103 a 86. A recuperação aconteceu nas duas últimas partidas, quando a equipe brasileira superou a Venezuela, na sexta-feira, por 98 a 94, e o Paraguai.

Brasil – Nezinho (4 pontos), Marcelinho (11), Renato (3) André Bambu (9) e Estevam (17). Entraram – Dedé (6), Wanderson (11), Paulinho (9), Caio (2), Luís Felipe (5) e Michel (8). Técnico – Aluísio Ferreira.

Paraguai – Martinez (27 pontos), Paniagua (5), Araujo (2), Guilio Laratro e Martinessi (7). Entraram – Perez (4), Zanotti (10), Dose (9), Roberto Laratro (4), Acosta e Riveros. Técnico – Juan Pablo Feliu.

Juízes – Carlos Gomes (URU) e Miguel Bravo (CHI).

Local – Campos.

Voltar ao topo