A seleção brasileira masculina de basquete foi derrotada pela equipe da Austrália por 83 a 77, na estréia do Campeonato Mundial do Japão, em partida disputada em Hamamatsu, no Japão, na madrugada deste sábado (19) (horário de Brasília).

continua após a publicidade

Agora, o time orientado pelo técnico Lula Ferreira terá de vencer o selecionado do Catar, na madrugada de amanhã (à 1h30 de Brasília), para continuar sonhando com uma classificação à segunda fase do torneio.

"Não fizemos uma boa partida. Agora, temos de por a cabeça no lugar porque o campeonato está apenas começando", reconheceu o armador Marcelinho ao final partida.

"Não rendemos nem mesmo 50% do que poderíamos ter apresentado. Faltou velocidade no ataque, principalmente de Alex e Leandrinho. E quando estivemos em vantagem, no primeiro quarto, não soubemos aproveitar. Temos a obrigação de vencer o Catar, afirmou o técnico Lula Ferreira.

continua após a publicidade

Os dois times começaram o jogo demonstrando certo nervosismo. Pelo lado brasileiro, Tiago Spliter até que esteve bem. Mas Anderson Varejão ficou muito abaixo do que se esperava de um jogador da NBA.

O primeiro quarto foi equilibrado, se bem que o Brasil começou desorganizado e se defendendo mal. Mas a Austrália não foi melhor que o time brasileiro e o período terminou empatado em 21 a 21.

continua após a publicidade

No segundo período, o domínio inicial foi brasileiro e o time de Lula chegou a abrir 8 pontos (30 a 22). Inexplicavelmente, os brasileiros permitiram a reação dos australianos, que viraram com vantagem de 40 a 38.

Os dois lados fizeram um terceiro quarto muito equilibrado, sem que nenhum conseguisse abrir mais que quatro pontos. Menos mal para o Brasil, que fechou o terceiro quarto com um ponto de vantagem: 57 a 56.

Desconcentrados, os brasileiros desapareceram em quadra no período decisivo, falhando demais no ataque e fazendo muitas faltas. Sem maiores dificuldades, os australianos tomaram conta da partida e chegaram a abrir 75 a 65. No finalzinho, o time brasileiro ensaiou uma reação, mas já era tarde.