O Brasil é campeão invicto do 40º Sul-Americano Masculino de Basquete e agora segue em busca de medalha nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. Na final, disputada ontem (27) no ginásio El Cilindro, em Montevidéu (Uruguai), os brasileiros venceram a Argentina por 83 a 80 (45 a 40 no primeiro tempo), com 16 pontos do cestinha Guilherme. Na disputa da medalha de bronze, o Uruguai derrotou a Venezuela por 88 a 82. Nas 40 edições da competição, os brasileiros foram campeões 16 vezes, contra 12 dos uruguaios e 10 dos argentinos.

O técnico Lula Ferreira disse que a conquista “é muito importante para dar confiança ao grupo, que tem jogadores jovens e que estão adquirindo experiência internacional. Eles demonstraram muita garra e coragem nesse Campeonato. O nosso trabalho está apenas começando, ainda temos muita coisa para corrigir. E esse título mostra que nós estamos no caminho certo”.

O ala Marcelinho considerou o título “muito importante para essa nova seleção e para o basquete brasileiro. A nossa caminhada é longa até o Pré-Olímpico mas essa conquista aumenta o moral do grupo para os Jogos Pan-Americanos. Agora temos que continuar treinando e trabalhando com muita raça e confiança. Vamos para o Pan com o objetivo de trazer o bicampeonato. O nosso objetivo final é a vaga olímpica”.

A equipe retorna hoje ao Brasil, com desembarque previsto para as 19h20 no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade