Prato típico de influência portuguesa e originário dos sítios de pescadores, o barreado passou a ser consumido nas cidades litorâneas do Paraná há cerca de dois séculos. Símbolo de fartura, festa e alegria, o barreado passou a ser preparado tradicionalmente no período do entrudo – o precursor do carnaval – pois mesmo requentado não perdia o sabor original, liberando as pessoas durante os folguedos populares. O barreado vai representar a culinária paranaense na grande praça de alimentação do Salão do Turismo ? Roteiros do Brasil, que acontece de 1º a 05 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, com a participação de todos os estados e do Distrito Federal.

O evento nacional faz parte da estratégia de marketing do Ministério do Turismo para divulgar aos brasileiros os produtos turísticos de todo o país. ?Vamos apresentar nossos roteiros e o sabor marcante de um exemplo da nossa gastronomia aos representantes do trade nacional e ao público visitante do evento?, diz o secretário do Turismo do Paraná, Celso de Souza Caron. Além disso, o artesanato do Paraná estará bem representado na Vitrine Brasil, com peças do Programa do Voluntariado Paranaense – Provopar.

Considerado um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil, o Paraná vai apresentar o tema ?Paraná de todos os roteiros? em um grande estande de 780 metros quadrados, que dividirá com os outros dois estados da região Sul – Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Está confirmada a participação de 11 agências paranaenses na Rodada de Negócios e aproximadamente 15 agências operadoras de receptivo farão parte do estande do Paraná, comercializando seus roteiros já formatados.

Com imagens das belezas naturais, arquitetônicas e das etnias que o compõem, o Paraná apresentará no evento nacional, roteiros e produtos de sete regiões turísticas: Litoral, Curitiba e Região Metropolitana, Campos Gerais, Oeste e Lindeiros ao Lago de Itaipu, Norte, Noroeste e Centro-Sul.

O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos produtos/roteiros turísticos desenvolvidos segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo e está organizado em cinco blocos de atividades: Feira de Produtos/Roteiros, Vitrine Brasil, Rodada de Negócios, Núcleo de Conhecimentos e Missões Promocionais.