Com cerca de R$ 43 milhões em investimentos feitos pelo governo do Paraná, empresas de pequeno e médio porte devem fechar o ano de 2006 com mais de 10 mil empregos diretos gerados dentro dos Barracões Industriais. Desde 2003, 204 barracões foram garantidos pela Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul. Já instalados ou em construção, os barracões atendem pequenas empresas de 114 municípios paranaenses.

continua após a publicidade

Segundo o secretário Jacir Bergmann II, os espaços geram, além de emprego e renda, a especialização de mão-de-obra. ?Dentro dos barracões, as empresas também se tornam competitivas treinando funcionários, melhorando e exportando seus produtos?.

É o caso da empresa Exxfor Jeans, no município de Bom Sucesso do Sul, Sudoeste do Paraná. Antes da transferência para um barracão industrial, a empresa tinha 16 funcionários. Hoje, a indústria emprega 49. Para o secretário municipal de Indústria e Comércio, Vilmo Dal Bosco, a parceria entre a prefeitura e o governo estadual é fundamental para promover o crescimento industrial da região. ?O empresário pôde visualizar novos mercados, além de sistemas de gestão, beneficiando as empresas e toda a população do nosso município.?

No total, Bom Sucesso do Sul conta com 6 barracões industriais, com mais de R$ 2 milhões investidos. A empresa Alumínio Zanella, que está instalada há três anos na região, já obteve bons resultados. ?Os investimentos do governo do Estado nos possibilitou aplicar os lucros em máquinas automatizadas e melhorias para a nossa empresa?, afirma o proprietário Antônio Zanella.

A expectativa de geração de empregos também é grande em Palotina, Oeste do Estado. Para a proprietária da empresa que vai se instalar mês que vem no barracão industrial, Elizângela Schanack, os empresários têm no espaço uma oportunidade de aumentar a produtividade com toda a infra-estrutura oferecida no local. ?Meu objetivo a partir de janeiro é investir mais, oferecer boa qualidade de trabalho e gerar mais empregos no município?, diz.

continua após a publicidade