Barcos do Greenpeace impedem preparativos para guerra

O Greenpeace deu prosseguimento a seus protestos globais contra os preparativos para a guerra contra o Iraque hoje pela manhã. Ativistas que estavam a bordo das embarcações da entidade ambientalista, Rainbow Warrior e Argus, usaram coletes salva-vidas e caiaques e montaram um acampamento flutuante de paz ao longo do cais do porto belga da Antuérpia, no qual materiais militares norte-americanos, como helicópteros, tanques, caminhões e outros veículos, estão sendo carregados para navios de carga.

Os manifestantes pintaram as palavras “GUERRA NÃO” nas laterais dos navios de carga, Catherine e Republica di Roma. Dois ativistas ocuparam a proa do Catherine e outro ativista acorrentou-se ao casco do navio. Soldados americanos usaram mangueiras de água com alta pressão nos ativistas para tentar parar o protesto; três ativistas foram presos.

“Esta potencial guerra é ilegal, doentia e ilegítima”, disse Jan Vande Putte, do Greenpeace, falando do local do protesto. “Se essa guerra realmente acontecer, ela terá consequências terríveis para o povo do Iraque, para o meio ambiente e para a segurança internacional”.

Voltar ao topo