Banco Central alerta usuários de internet sobre falso e-mail

O Banco Central (BC) detectou mais uma tentativa de fraude por meio da internet. De acordo com levantamento feito pelo Departamento de Tecnologia da Informação falsas mensagens eletrônicas estariam sendo enviadas para usuários da internet com orientações sobre a instalação de um programa, que seria fornecido pelo BC, para dificultar a fraude online. Na mensagem, os autores fornecem um endereço eletrônico de onde o programa poderia ser copiado.

O endereço fornecido, entretanto, não pertence ao BC e serve apenas para disseminar um vírus e permitir que usuários piratas da internet, os hackers, acessem remotamente o computador onde o programa foi instalado. O BC não têm, como política, enviar e-mails diretamente a correntistas de bancos ou usuários do sistema financeiro nacional, exceto em resposta a consultas específicas feitas por clientes de instituições financeiras. “A recomendação é para que os usuários da internet, em hipótese alguma, copiem esses tipos de arquivos e muito menos os executem”, orientam os técnicos do BC.

O acesso às páginas eletrônicas do Banco Central só pode ser feito por três endereços na internet (
bcb.gov.br, bancocentral.gov.br, bacen.gov.br). “Qualquer outro endereço eletrônico deve ser desconsiderado”, afirmam os técnicos. Os usuários da internet que tiverem dúvidas podem entrar em contato com as centrais de atendimento do Banco Central por meio do telefone 0800 99 2345

Voltar ao topo