Balneabilidade melhora um ponto no litoral do Estado

O sétimo boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), nesta quarta-feira (31), traz 15 pontos próprios para banho ? um a mais que o boletim apresentado na semana passada. A pequena alteração do número de pontos próprios para banho, se comparado à semana anterior, deve-se ao grande volume de chuvas que ocorreram no mês de janeiro no Litoral. Se somados, os 23 pontos que estão impróprios para banho totalizam menos de cinco quilômetros dos 96 da orla paranaense.

Segundo o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen, desde 1.o de janeiro, a Estação Meteorológica de Guaratuba (que é usada como referência para as chuvas no Litoral) registrava 264 milímetros de chuva ? 38 milímetros a mais que o mesmo período no ano passado. ?Destes 30 dias, 19 foram chuvosos. Não foram registradas chuvas em apenas seis dias e outros cinco apresentaram chuva de fraca intensidade?, completou.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, explica que, para a divulgação da qualidade da água, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) determina que sejam coletadas amostras da água nas cinco semanas anteriores a da divulgação e que pelo menos 80% das amostras não apresentem mais que 800 escherichias coli (bactéria que indica a presença de coliformes fecais) por 100 mililitros.

O IAP está monitorando a balneabilidade nestes pontos há cinco semanas. ?A primeira coleta foi realizada na manhã de 1.o de janeiro, sob chuva. Outras duas coletas também foram feitas em dias chuvosos. São essas três semanas que estão influenciando o resultado divulgado?, acrescentou Rasca. Segundo informações do Simepar, no dia 31 de dezembro foram registrados 73,8 milímetros de chuva na Estação de Guaratuba.

Rasca disse que as chuvas carregam para o mar esgotos que foram lançados irregularmente nas galerias pluviais ? levando junto a bactéria que indica a presença de coliformes fecais. ?A chuva também causa o transbordamento do esgoto acumulado em fossas e valetas, contribuindo com a contaminação da água?, explicou.

Monitoramento

O resultado da análise da qualidade da água (balneabilidade) em 38 pontos com maior fluxo de banhistas nas praias do Paraná é divulgado semanalmente pelo IAP. A balneabilidade aponta a emissão de esgoto sanitário e presença de coliformes fecais nas águas da orla paranaense e qualifica os locais em próprios ou impróprios para banho.

O IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças como gastrenterite, infecções nos olhos, ouvidos e garganta, e doenças de pele. Doenças mais graves também podem ser transmitidas através da água, como hepatite A, cólera e febre tifóide.

Os resultados das análises serão divulgados todas as quartas-feiras até o dia 25 de fevereiro. A Secretaria do Meio Ambiente e o IAP também divulgam os boletins em seus portais nos endereços eletrônicos (www.pr.gov.br/meioambiente) ou (www.pr.gov.br/iap).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.