Baleia é encontrada morta em praia de São Sebastião, em São Paulo

São Paulo (AE) – Uma baleia foi encontrada morta hoje pela manhã na praia de Toque-Toque Pequeno, em São Sebastião, litoral norte paulista. O animal, macho, com 12 metros de comprimento e idade estimada em 7 anos, estava em estado de decomposição e foi enterrado na parte alta da praia.

Pessoas avisaram sobre o mamífero por volta das 9 horas. A bióloga Shirley Pacheco, do Instituto Terra e Mar, de São Sebastião, foi até o local. "Infelizmente seu estado já não permite avaliar as causas da morte", lamentou. Segundo a especialista, a morte deve ter ocorrido há cinco dias.

A baleia-de-bryde vive em águas tropicais e subtropicais e é comum no Brasil. O exemplar localizado hoje ficou boiando no mar e foi arrastado para a areia na manhã de hoje. Daqui a dois anos o mamífero será desenterrado. "O procedimento normal é este. Depois deste período vamos analisar de novo o esqueleto e aí teremos chance de saber, talvez, se ela morreu atropelada, por exemplo". A bióloga informou pelo menos duas baleias são encontradas mortas na região do litoral norte todo o ano.

Voltar ao topo