O perigo vem do céu

Balão que colocava moradores em risco é apreendido pela polícia

Foto: Reprodução

Um grande balão que caiu bem próximo de uma casa no bairro Vargem Grande, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, assustou muitos moradores na manhã deste domingo (18). Um vídeo postado no Facebook flagra o momento em que o balão se aproximava do chão, colocando em risco o imóvel logo abaixo. As imagens também mostram que havia muita gente no local, inclusive crianças, e todos pareciam preocupados com a possibilidade de incêndio.

Equipes da Guarda Municipal da Cidade e da Polícia Militar foram acionadas e atenderam à ocorrência. Além do risco às casas, o balão também causou problemas no trânsito. Relatos apontam que, nas proximidades, vários carros e moto trafegavam na contramão para tentar chegar ao local onde ele cairia antes dos agentes. Felizmente, não houve registro de incêndio nem acidentes e ninguém ficou ferido.

Crime

Soltar balão é crime previsto pela lei 9.605/98. Também são classificados como crimes ambientais os atos de fabricar, vender e transportar esse tipo de objeto. A pena, em casos assim, pode variar de um a três anos de prisão, além da aplicação de multa cujo valor varia de caso para caso.

De acordo com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), os prejuízos materiais e humanos provocados pelos balões podem ser graves e atingir imóveis e pessoas que estão a quilômetros de distância do local de soltura.

Além dos riscos às florestas e à rede elétrica, a soltura de balões em regiões próximas a aeroportos pode causar acidentes aéreos, pois não é possível identificá-los pelos sistemas de bordo das aeronaves e nem pelos controladores de tráfego aéreo, o que redobra a atenção dos pilotos para evitar-se uma colisão.

Para se ter ideia do perigo, se um avião em descida bater contra um balão de 150 quilos a 460 km/h, o impacto seria de 208 toneladas, ou seja, metade do peso de um Boing 747. Os casos podem ser denunciados pelos telefones 190, da PM, e/ou 193, do Corpo de Bombeiros.

Clique aqui e assista o vídeo