Bairro Novo inicia última etapa do Plano de Manilhamento

A Administração Regional do Bairro Novo está executando a última etapa do Plano de Manilhamento na região do Sitio Cercado. O Plano foi elaborado a partir de solicitações de moradores e prevê a implantação de 5,4 quilômetros de manilhas nas regiões leste, central e oeste da regional.

As obras na região oeste – da rua Tijucas do Sul até o Ribeirão dos Padilha – serão concluídas até julho. Nesta área, as equipes do Distrito de Manutenção Urbana (DMU) do Bairro Novo vão trabalhar no assentamento de 900 metros de tubos. Na rua Nova Aurora, por exemplo, serão 240 metros de tubos de um metro de diâmetro.

A administradora regional do Bairro Novo, Elci Sfredo, afirma que a iniciativa garante economia para o município. "Quando a prefeitura canaliza uma vala com a implantação de manilhas economiza na manutenção e, ao mesmo tempo, reduz o risco de doenças na região, permitindo uma vida mais saudável para todos os moradores".

O Plano de Manilhamento coordenado pela Administração da Regional Bairro Novo foi iniciado no ano passado. Os técnicos demarcaram todos os pontos e dividiram a regional em três partes – Leste, Centro e Oeste. O material utilizado foi fornecido pela Secretaria Municipal de Obras, e executado pelo Distrito de Manutenção Urbana do Bairro Novo.

Na região leste, a primeira beneficiada pelo plano, a área demarcada foi da rua Nova Esperança até o Arroio Osternack, próximo ao contorno. Na seqüência, foram feitas obras na região central do Bairro Novo, nas proximidades da Rua da Cidadania. As duas etapas já somam 4,5 quilômetros de manilhamento.

Formada pelos bairros Sítio Cercado, Ganchinho, Umbará, Campo de Santana e Caximba, a Regional Bairro Novo concentra hoje 135 mil habitantes.

Voltar ao topo