Bailarinos do Paraná brilham no Festival de Dança de Joinville

A participação do grupo Juvenil e do Projeto Pré-Profissional da Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG), no 22º Festival de Dança de Joinville rendeu, além de aplausos e emoção, três primeiros lugares num total de sete prêmios na mostra competitiva. Pelo segundo ano consecutivo, o prêmio Bailarino Revelação foi para o Grupo Jovem da EDTG. O garoto Daniel Henrique Camargo, 13 anos, arrebatou o 1º lugar na modalidade solo masculino clássico com a coreografia “Vou Vivendo”. Consagrado pelo público, que o aplaudiu de pé, Daniel emocionou os jurados vestido de malandro carioca e mesclando o samba de Pixinguinha e Benedito Lacerda ao balé clássico.

Daniel também arrebatou o primeiro lugar dançando “Arlequinade”, na categoria Clássico de Repertório – Solo Masculino; primeiro lugar na categoria Bale Clássico – Trio Júnior apresentando “Pequena Espanha”, junto com Juliana Knauber e Nayara Lopes, e a segunda colocação, na modalidade Balé Clássico de Repertório – Pas-de-Deux júnior, dançando com Morgana Cappellari, a coreografia “O Corsário”.

A coreografia “Vou Vivendo” criação de Patrícia Otto já havia garantido a Daniel uma bolsa de estudos para um curso de verão na renomada companhia American Ballet Theatre e 1º lugar no Festival Dança Ribeirão 2004, de Ribeirão Preto, realizado em junho deste ano.

Morgana Cappellari, que também foi premiada no Youth American deste ano, com bolsas no Harid Conservatory , Flórida e Rock School of Pensilvânia Ballet ? conquistou ainda o terceiro lugar na categoria solo clássico feminino com a coreografia “Meu Dia”, outra criação de Patrícia Otto e a terceira colocação na categoria variação feminina de repertório, com a coreografia “Paquita!, exibida na primeira noite da mostra.

A Escola de Dança Teatro Guaíra ficou com o terceiro lugar na categoria Balé Clássico – Conjunto Avançado , com a coreografia “Zum”, apresentada por Alys Louarti, Clarissa Cappellari , Daniela Riesemberger, Elaine de Morais, Fabiane Rodrigues, Karin Chaves, Leandro Vieira, Luciana Mariano, Luciana Voloxki, Marcela Ribeiro, Paola Cruz, Paula Alge, Paula Perucci, Stephanie Emerenciano, Thaís Gimenes, Grathyele Bazan e Vanessa Choinski.

Daniel recebeu o certificado de Bailarino Revelação e o prêmio no valor de R$ 3 mil, além da vaga na apresentação da Noite dos Campeões no encerramento do Festival, que teve como convidado de Gala o bailarino do Teatro Guaíra , Arthur Louarti. Bailarino Revelação no Festival do ano passado, Arthur apresentou a variação pas-de-deux campestre do balé Gisele ? Paysan.

Voltar ao topo