Babá desafia “companheiros” a provar que PT daria automia ao BC

O deputado João Batista de Araújo, mais conhecido por Babá (PT-PA), admitiu há pouco votar contra o projeto do governo prevendo a autonomia do Banco Central. ?Se for uma autonomia como está se prevendo, para que o Banco Central determine a política de juros e câmbio e de superávit com direito a quatro anos de mandato para o senhor Henrique Meirelles, não aceitarei?, afirmou. ?Eu entendo que autonomia significa liberdade?.

O deputado disse esperar que, no debate do tema dentro do PT, o partido fique contra a proposta de autonomia do BC. Segundo ele, essa proposta não consta de decisão de nenhuma instância do partido nem do programa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ?Desafio qualquer companheiro a mostrar onde está escrito ou gravado, mesmo durante a campanha ou na ?Carta ao Povo Brasileiro?, de Lula, que nós iríamos dar autonomia ao Banco Central?, disse. 

Ele admitiu que, se mostrarem isso, ele poderá mudar sua posição. O estatuto do PT exige fidelidade partidária e prevê, para quem votar contra questões fechadas na bancada, punições que vão até a expulsão.

Voltar ao topo