Yamaha R1 2010 chega ao Brasil

Depois de longa espera após seu lançamento internacional, no final de 2008, a nova Yamaha YZF-R1 chega ao Brasil. O modelo 2010 da lendária esportiva está disponível nas concessionárias da marca dos diapasões, apresentando muitas novidades em relação à versão anterior. Mas, a principal atração da supermáquina, sem dúvida, está em seu novo motor, que traz para às ruas a mesma tecnologia utilizada pela fabricante no Mundial de MotoGP.

Tudo no motor é novo. Porém, o virabrequim do tipo “crossplane” merece destaque. Neste tipo de dispositivo, cada biela está posicionada a 90º, o que proporciona um intervalo de ignição não seqüencial ((270°-180°-90°-180°). De acordo com a Yamaha, isto proporciona torque mais linear, garantindo mais controle da aceleração. Assim, o torque alcançado pelo motor de 998 cm³ é de 11,8 kgfm, contra 11,5 kgfm do modelo antigo.

Sua potência máxima aumentou em 2 cv, passando de 180 cv para 182 cv. O chassi “Deltabox” também é totalmente novo e representa, junto com o motor, as maiores mudanças em 11 anos de história da motocicleta. Outra novidades são os três mapas de ignição do motor: standard; modo A (esportivo); e o modo B (mais suave e progressivo).

Em relação ao “design”, a nova Yamaha R1 tem muita personalidade, inovando com sua dianteira que faz os faróis parecerem dois olhos. Na traseira foram mantidos os escapes com saída sob os bancos, agora de formatos triangulares, e a lanterna de LED também ganhou novo desenho. Apesar de no exterior a motocicleta ter opções de cores azul e branco, apenas a versão preta será comercializada no Brasil. O preço sugerido pela Yamaha para a R1 é de R$ 64.218,00.