Yamaha Motors apresenta XT 660Z Ténéré ao Brasil

Oficialmente a Yamaha Motors do Brasil apresentou a imprensa especializada a XT 660Z Ténéré, que será uma das atrações do estande da marca no Salão Duas Rodas. Desde que a lendária Ténéré retornou ao mercado em 2008 ela é aguardada com ansiedade pelos fãs brasileiros, que não são poucos. Contudo, uma série de questões técnicas (a maioria relacionadas à adaptação de sua mecânica ao nosso combustível e normas de emissões) atrasou o lançamento.

Apesar dessas sutis diferenças no conhecido motor de 660 cm³, todas as qualidades que nos acostumamos a encontrar na “R” foram mantidas, ou seja, trata-se de um monocilíndrico robusto, confiável e que oferece excelente desempenho em qualquer terreno e faixa de utilização. A XT 660Z Ténéré é feita sob medida para quem sempre se identificou com a XT 660R, mas sempre lamentou a sua pouca aptidão para encarar longas viagens, especialmente no que se refere a conforto, equipamentos e comportamento em velocidades mais elevadas.

No modelo que chega, o tanque de combustível comporta 23 litros (são 15 l na “R”), o que garante autonomia bastante satisfatória. Como ele se estende por baixo do assento, além de ser pouco volumoso, ele também contribui para a centralização de massas. O pequeno pára-brisa está longe de oferecer a proteção de uma legítima “touring”, mas é suficientemente eficiente para desviar o fluxo de ar do peito do piloto, proporcionando assim uma pilotagem menos cansativa.

Seu assento mais ergonômico que o da veterana XT também proporciona um incremento importante em conforto (inclusive para o garupa). A posição de pilotagem continua excelente graças ao guidão largo e pedaleiras bem posicionadas. A ciclística pouco mudou, mas a adoção de um pára-lama dianteiro baixo e a suspensão com 15 mm menos de curso na dianteira proporciona estabilidade superior na estrada com relação à 660 que conhecemos. A Ténéré 600Z traz dois discos de freio na frente, contra um da irmã R. A apresentação para o grande público acontecerá no estande da Yamaha durante o Salão Duas Rodas.

Voltar ao topo