A Yamaha acaba de apresentar e lançar a YZ 450F 2010, moto exclusivamente de competição que, a partir desta nova geração – o primeiro modelo YZ tem 38 anos de estrada -, virá com uma série de modificações, tanto na parte tecnológica quanto estrutural.

Para alcançar esta meta de tirar maiores vantagens da injeção, a nova YZ450F tem características únicas e soluções mecânicas sem igual, como um sistema de admissão e alimentação na parte dianteira do propulsor e escape na traseira, além do cilindro ficar inclinado para trás. Estes ajustes favorecem uma melhor dirigibilidade e também contribuiu para a melhora na centralização de massa, na motocicleta.

Enquanto isso, o chassi adota alumínio – projetado recentemente com a armação em viga bilateral, que tem características como excelente absorção de choques e que, em combinação com a centralização aumentada da massa e rebaixamento do centro de gravidade, ajudam a alcançar um nível mais elevado de desempenho e maneabilidade.

Um novo acessório soma agora pontos junto aos pilotos é o “YZ Power Turner” – fornecido com o produto no Brasil, que tem o tamanho de um celular e permite sem auxilio de um laptop, por exemplo, por meio de referências num mostrador 3D o ajuste do volume de injeção de combustível – que pode ser aumentado e reduzido em até 21% em quinze regulagens de -7 a +7 e avanço da ignição em quatorze regulagens que vão de -9 até +4.

O motor da YZF tem 450 cc, com refrigeração líquida e uma série de inovações que colaboram para melhorar seu desempenho, como: injeção e admissão de ar na frente, que capta o ar frio que tem suas moléculas mais agrupadas e permite uma melhor ionização com o combustível proporcionando maior desempenho que o ar quente da caloria do motor.

A nova YZF450R está disponível para a comercialização no Brasil, ao preço público sugerido, posto Guarulhos (SP) de R$ 34.144,00 e com três meses de garantia de fábrica.