X-Type com jeito de carro de competição

Você nunca imaginou que um sedã da clássica Jaguar pudesse ficar tão bem com carenagem de competição. Desenvolvido para o Sema Show, nos EUA, o X-Type Racing Concept é uma proposta de versão de corridas para o menor carro da marca britânica, claro que também destinada a atrair atenções ? objetivo mais que conseguido.

O Racing Concept baseia-se na experiência da Rocketsports Racing, de Lansing, Michigan, EUA com os protótipos de carroceria inspirada no XKR que competem na categoria Trans-Am americana. A alteração mais forte foi o aumento das bitolas em 8 pol. ou 200 mm, extremamente significativo. Calçado com rodas aro 18 pol. que vestem pneus Michelin Pilot de competição 345/18 e 385/18, respectivamente, na frente e atrás, o conceito, por este motivo, recebeu várias alterações estéticas. Os pára-lamas foram amplamente alargados para cobrir o excesso de bitola e, como a proximidade do solo também foi reduzida, se interligam na forma de saias laterais pronunciadas. Tudo para melhorar a aderência.

Apenas o motor não acompanha: como é apenas um carro de exposição, foi mantido o V6 de 3,0 litros, o mesmo utilizado no S-Type, que produz originalmente mais de 200 hp e mais de 30 kgfm de torque. Razoável se casado com a transmissão manual de cinco velocidades oferecida como equipamento “standard”. O sistema de tração integral, que trabalha sob demanda e gerencia a distribuição de torque, é o traço mais interessante do pequeno felino. Os freios são Brembo, com discos ventilados, pinças de seis pistões e pastilhas Ferodo.

Para completar, um enorme “spoiler” dianteiro, extensão do pára-choque, faz o carro quase lamber o chão de tão próximo que fica do asfalto. Não se pode descuidar, devem ter pensado os engenheiros da Jaguar, e evitar a passagem de ar sob o carro é prioridade. Pouco ar por baixo e muito ar por cima é a receita para se obter pressão aerodinâmica, por isso foi colocado um grande aerofólio sobre a tampa do porta-malas.

Pintada no característico verde Jaguar Racing Green, a carroceria tem pára-lamas ressaltados e um aerofólio traseiro típico de competição. Porém, descartando-se a beleza das linhas da carroçaria, este é o único detalhe técnico que chama a atenção. Um Jaguar difícil de julgar.

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