VW/Audi produziu no PR 286 mil carros em 4 anos

Mais de 12 mil empregos gerados e quase 300 mil carros produzidos para todo o continente americano. Este é o balanço dos quatro anos de atividades da Volkswagen/Audi, completados no dia 18 janeiro. Desde a inauguração, em 1999, a fábrica instalada em São José dos Pinhais (PR) criou 2.600 empregos diretos e cerca de 10 mil indiretos. Cerca de 90% dos empregados da montadora são da Região Metropolitana de Curitiba. Agregados à Volkswagen/Audi estão 14 fornecedores de componentes como pára-choques, pneus, bancos e vidros, entre outros, que empregam ao todo 1.400 pessoas.

A Volkswagen/Audi produziu cerca de 97 mil veículos (Golf, Audi A3 e Saveiro) em 2002, sendo 53,9 mil destinados ao mercado externo. Além de ser a maior exportadora da região Sul, a fábrica do Paraná é responsável por mais de um terço das exportações da Volkswagen do Brasil (que somaram 137 mil unidades em 2002). A montadora é a única do Brasil a fornecer, em larga escala, para um dos mercados mais competitivos do mundo: o norte-americano. No ano passado, 43,7 mil Golf foram enviados para os Estados Unidos e Canadá. As exportações da Volkswagen/Audi contribuíram para mudar o perfil econômico do Paraná que, há dois anos, tinha os grãos como principal produto exportado.

Investimento social

Com investimento de US$ 800 milhões, a Volkswagen/Audi produziu 286,3 mil veículos desde 1999. Entretanto, o diretor Thomas Schmall considera os investimentos sociais da empresa tão importantes quanto o financeiro: “Temos convênios com doze universidades e faculdades do Paraná, para cooperação técnica, científica e educacional. Nossas portas estão abertas aos universitários, por meio de estágios na fábrica e, por outro lado, proporcionamos a formação e a atualização dos nossos empregados nessas entidades. No campo científico, por exemplo, mantemos um convênio com a Universidade Federal do Paraná para pesquisas com biocombustível”, afirmou Schmall.

A montadora também mantém projetos sociais que beneficiam cerca de 2.700 crianças e adolescentes carentes da Região Metropolitana de Curitiba, por meio da Amenor (Associação de Apoio ao Menor Carente), formada pelos empregados da Volkswagen/Audi.

Voltar ao topo