VW Up, um carro pequeno com grande potencial

O novo Up acaba de ser apresentado pela Volkswagen com uma proposta de redesenhar o mapa dos carros pequenos no mundo. O compacto urbano é a releitura do modelo Lupo, comercializado entre 2000 e 2005 no mercado europeu e apresentado em diversos salões internacionais como protótipo.

Sua apresentação ao público está prevista para o Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro. Comenta-se que o modelo marca o encerramento da produção da versão para exportação do Fox brasileiro para a Europa, que passou a dar prejuízo à montadora alemã em razão da valorização do Real.

Com o Up, a Volkswagen promete inovar em vários sentidos. Quer tornar o carro mais personalizável, a começar por sistema de entretenimento a bordo ao gosto do consumidor, que terá como princípio a instalação de aplicativos. Ao mesmo tempo, tem a pretensão de ser um modelo acessível a todas as faixas de público, “democratizando” a condução do carro.

A Europa será o primeiro mercado a recebê-lo. Sua comercialização está prevista para dezembro, e será comercializado nas versões “take up!” (de entrada), “move up!” (intermediária) e “high up!” (top de linha). Mas a versão top terá ainda modelos Black e White. Apesar das dimensões compactas, o novo Up é espaçoso e seu porta-malas tem capacidade para 251 litros de bagagem na configuração normal, chegando a 951 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Também vão estrear no Up novos motores 1.0 de três cilindros a gasolina, de 60 cv e 75 cv de potência, que combinam tecnologia Bluemotion com sistema “Stop/Start” (que desliga automaticamente o motor a combustão quando o carro para em congestionamentos), além de uma versão a gás natural de 68 cv.

De acordo com a Volks, o Up é o primeiro subcompacto equipado com sistema de parada de emergência. Quando o carro está a menos de 30 km/h e seus sensores a laser detecta batida iminente, o veículo trata de “freiar” sozinho. É sinal de que carro pequeno deixou de ser sinônimo de automóvel com pouca tecnologia. O carro vem ainda com sistema GPS, que usa uma tela sensível ao toque e gerencia todos os sistemas de informação e entretenimento do carro, tais como navegação e áudio e ainda exibe os sensores de estacionamento.

Voltar ao topo