VW pára fábrica para produzir novo carro

A Volkswagen vai dar férias coletivas para os funcionários de sua fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, no final de outubro e início de novembro. Mas a parada, pelo menos neste caso, não será feita para adequar a produção à falta de demanda do mercado automotivo nacional.

Neste período, a Volkswagen iniciará a adaptação da sua linha de montagem para a produção do modelo conhecido até agora apenas pelo nome de Projeto Tupi. O novo carro será desenvolvido sobre a plataforma do Polo e lançado em 2004.

Apesar de ainda manter segredo sobre o Projeto Tupi, a Volkswagen já divulgou que o veículo será um compacto mais despojado que o Polo. Ou seja, um possível substituto ou nova geração do Gol. Além de toda a expectativa normalmente gerada por um novo automóvel, o Projeto Tupi ainda tem ganho mais importância dentro da Volkswagen brasileira por ter chance de se tornar o carro-chefe da fábrica de São José dos Pinhais.

Isso porque a filial do Brasil da Volkswagen está perdendo a “queda de braço” com a filial mexicana para ver quem irá produzir a nova geração do Golf. Se a unidade paranaense perder a fabricação do novo Golf para o México, caberá ao Projeto Tupi também cobrir o espaço vazio deixado na capacidade de produção da linha de montagem.

O projeto busca reduzir custos de produção através da simplificação do Polo. No Brasil, este é um automóvel absolutamente atualizado em tecnologia relativamente às exigências dos compradores europeus, bem mais rigorosas as que formam a demanda do mercado brasileiro, latino, africano, países em desenvolvimento. Esta meta será atingida pela simplificação do veículo.

Voltar ao topo