ja731.jpgNos primeiros meses de vendas na Alemanha, o VW Eos se tornou a grande sensação do segmento de carros conversíveis. Ele assumiu a liderança de vendas em junho. No total, 1.559 unidades foram vendidas, o que representa que um em cada 10 carros do segmento vendidos foi um Eos. O detalhe é que essa performance deve se acentuar, à medida que a versão de entrada do cupê-cabriolet, equipada com motor 1.6 FSI, ainda não está disponível para venda.

Lançado em maio deste ano, o Eos é resultado do carro-conceito Concept C. Seu grande atrativo é poder se transformar de cupê em conversível em apenas 20 segundos, num processo completamente automático.

O VW Eos é um conversível com quatro assentos, teto solar corrediço e elevadiço de cinco seções de Cabriolet e Coupé (teto CSC), e transmissão automática dupla DSG, airbags frontais, airbags de cabeça-tórax especialmente desenvolvidos para este modelo, rodas de liga leve de 16 polegadas (V6: 17-polegadas), climatizador (Climatic / V6: Climatronic), faróis de neblina e vidros elétricos.

ja732.jpgSeu interior tem conceito totalmente novo. Enquanto os detalhes de função e operação (luz, climatização e sistema de som, por exemplo) são conhecidos de outros modelos, muitos outros elementos do Eos têm concepção nova. Entre eles, o painel de instrumentos, o revestimento das portas e laterais, bem como a instalação dos bancos traseiros e a climatização automática apropriada a um conversível.

Com o teto aberto, o volume de carga do porta-malas é de 205 litros. Se estiver fechado, o volume sobe para 380 litros. De série, a tampa do porta-malas pode ser fechada com acionamento elétrico. Além disto, existe a possibilidade de acessar o porta-malas por dentro, por meio de uma tampa integrada no banco traseiro. No Brasil, o Eos deverá contar com o motor  2.0 FSI, de 150 cavalos, com injeção direta de combustível. O mesmo disponível nas versões perua e sedã do Passat.

O modelo é produzido em Portugal e deverá vir para o Brasil em meados de 2007. Antes disso, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, entre os dias 19 e 29 de outubro próximo, o Eos será apresentado oficialmente para o mercado brasileiro. Ele será um entre os muitos destaques da Volkswagen do Brasil durante a exposição que se realizará no Parque Anhembi (SP).