Sua cabine tem como destaques volante e assentos esportivos, ambos revestidos de couro, e pedais finalizados em alumínio. A lista de equipamentos de série inclui seis ?airbags?, freios ABS, ESP (Sistema Eletrônico de Estabilidade), faróis de xenônio, sensor de chuva, ar-condicionado digital Climatronic, entre outros.
Externamente, esta nova versão distingue-se pela grade do radiador com aplicações em alumínio, pelas pronunciadas saias laterais, pela dupla saída de escape montada em posição central, defletores de ar pretos e pelas rodas de 18 polegadas, revestidas por pneus 225/40 e detalhes que o diferenciam do restante da família Golf. A traseira do Golf R32 também conta com pára-choque pintado. Para incrementar a aerodinâmica há ainda um ?spoiler? de teto, com ?brake-light? embutido.
Estes atributos permitem-lhe alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h controlada eletronicamente e acelerar dos 0-100 km/h em apenas 6,2 segundos, sendo que este último valor pertence ao modelo equipado com a caixa DSG, a qual se revela ainda mais rápida ainda do que a versão manual (6,5 segundos). A nova geração do Golf R32 vem também com sistema de tração integral 4Motion, que aprimora a dirigibilidade e a segurança.