Voyage 82 é o primeiro do modelo a ter placas pretas

Colecionar um modelo top de linha, esportivo ou raro cativa até o menor dos entusiastas por automóvel. Ter um modelo básico, que foi usado no dia a dia, chama menos atenção, mas é este o foco da coleção do fotógrafo e comerciante de veículos Camilo Fontana, 27 anos.

Camilo é conhecido em Curitiba por sua pequena coleção de Volkswagen da linha BX e pelas suas fotografias no site Curitiba Racing. Para ele, o charme destes carros estão nos detalhes simples, como rodas de ferro e calotas, parachoques cromados, textura dos bancos originais e até na falta de algum equipamento. “Era esse tipo de carro que estava em grandes volumes nas ruas, e isso é o que mais comentam quando veem o carro, já que sempre algum parente ou amigo teve um igual. É como entrar no túnel do tempo, principalmente porque sobraram poucos, já que foram usados até acabar”, explica.

Seguindo esta filosofia, há dois anos Camilo comprou um Voyage LS 81/82 Verde Álamo, que agora é o primeiro Voyage com placas pretas do País. O fotógrafo emplacou o Voyage no último dia 21 de abril, durante o famoso Fernando Almeida Collection (FAC). Sim, é o famoso encontro que reúne aquela coleção de Gols GTi raros e impecáveis.

O veículo, que tem seu terceiro dono e está com apenas 75 mil quilômetros rodados, atingiu a pontuação de 99,5% de originalidade e 96,5% de conservação na vistoria, sendo que os descontos ficaram apenas pela bateria que é selada – a original não – e desgastes do tempo. Com o enquadramento nos requisitos necessários para o emplacamento, incluindo os 30 anos completos, o processo foi rápido e fácil. O Voyage, desde que foi adquirido, recebeu poucos ajustes, pois eram apenas alguns detalhes que precisavam ser corrigidos no carro. “Ele tem o motor 1.5, ainda com platinado. Tudo que faltava no carro estava em uma caixa, que foi entregue no dia da compra, pelo antigo proprietário. Foi restaurar as peças e montar. Agradeço aos donos anteriores pelo respeito que tiveram com o carro, pois ele foi bem cuidado a vida toda”, disse Camilo.

Frequentemente o Voyage era visto com suas placas amarelas, as primeiras do carro, em encontros de antigos da cidade. Agora já pode desfilar, em definitivo, com as placas pretas, embora o colecionador insista que as amarelas são as mais bonitas. Na coleção de Camilo ainda há uma Saveiro 1989, que não é original e já foi customizada, e uma Parati 1986, quase no mesmo nível de originalidade do Voyage, além de um Corsa, que o fotógrafo usa no dia a dia.

O Gasolina na Veia de hoje é uma colaboração do jornalista Acir André. As fotos são de Acir e de Rodrigo Vieira.

Veja na galeria de fotos o Voyage.

Veja na galeria de fotos o Voyage.

Voltar ao topo