Sistema de segurança preventiva que pode reduzir o choque de carros com pedestres foi apresentado recentemente pela Volvo.

Ele detecta a presença do pedestre na rua e evita o impacto a uma velocidade até 25 km/h, mesmo que não haja qualquer reação por parte do motorista. O acionamento do sistema é automático. O equipamento – que se chama “Alerta de Colisão com Freio Automático para Pedestres” – será lançado no novo Volvo S60, que chegará ao mercado no ano que vem.

O sistema de proteção ao pedestre faz parte de projeto ousado da Volvo, que quer desenvolver, a longo prazo, carros totalmente à prova de acidentes. A meta da Volvo é de reduzir a zero o número de vítimas fatais ou gravemente feridas a bordo de um veículo da marca até o ano 2020.

Também -o City Safety- é outro sistema desenvolvido pela montadora para ajudar o motorista a evitar acidentes com outros carros. Ele tem um dispositivo programado para responder a presença de veículos que estejam à frente, parados ou em movimento.

Ele equipa o XC60. O sistema de proteção ao pedestre começou a ser desenvolvido há mais de dez anos, com testes feitos em ruas e estradas de vários países.

Foram considerados fatores que poderiam influenciar no funcionamento do sistema, como o estado das ruas, o comportamento do trânsito e as condições climáticas.

As estatísticas mostram que na Europa os pedestres estão envolvidos em pelo menos 10% dos acidentes. Em alguns países essa participação chega a 25%. E o pedestre é grande parte das vítimas fatais: 43% das 1.560 mortes ocorridas nas capitais européias em 2007 eram pedestres.

Como Funciona

O sistema de Alerta de Colisão do Freio Automático para Pedestres tem radar integrado à grade dianteira do carro, uma câmera na parte de baixo do espelho retrovisor interno e uma unidade de controle central. O radar e a câmera monitoram a frente do veículo.

Assim que o radar detecta a presença de obstáculo, calcula a distância do carro em relação a ele, e a câmera identifica o tipo de obstáculo. O radar de última geração tem um raio de ação amplo e consegue detectar o pedestre na iminência de atravessar a rua.