Volvo S60 é um sedã que freia sozinho

Atualmente na segunda geração, o novo Volvo S60, é o automóvel mais avançado desenvolvido na Suécia. Impecável na segurança (vamos falar muito sobre isso), o modelo ficou mais bonito e anda mais. 

Em outras palavras, é um Volvo que finalmente tem atributos para bater de frente com a concorrência. No geral, quase tudo no Volvo S60 enche os olhos. Por fora, o modelo exibe belos e modernos traços, com “leds” nos faróis e lanternas, vincos marcantes e linha de cintura ondulada, que dá ao modelo aspecto mais sólido e robusto.

Seu teto que se prolonga até a tampa do porta-malas, lembra um cupê. No interior, o acabamento é sedutor, com ausência de plásticos rígidos. Há apliques de metal fosco espalhados harmoniosamente, os encaixes são cirurgicamente precisos e as peças têm texturas macias e agradáveis ao toque. O estilo segue o padrão peculiar da Volvo, com o console em forma de mesa, repleto de botões e vazado atrás.

Trata-se de um sedã voltado ao conforto. A ausência de estepe chamou a atenção. O modelo traz um líquido selante que serve apenas de paliativo. De resto, o S60 parece pronto para se sobressair no segmento.

Ao volante do S60 percorremos o pequeno circuito onde seriam testados tanto o sistema de detecção de pedestres como o City Safety. E dessa vez, o S60 não falhou. A 35 km/h constantes, o veículo parou totalmente sem encostar no boneco inflável que simulava uma pessoa.

Repetimos a manobra outras duas vezes, porque, instintivamente, nosso pé direito insistia em pisar no pedal do freio quando estávamos bem próximos do boneco.

O mesmo aconteceu com a barreira feita para o City Safety. Passados os testes dos dois principais recursos de segurança, pegamos a estrada, acelerando  pisamos fundo no pedal do acelerador para ver do que o motor 3.0 litros de seis cilindros em linha era capaz. E o resultado foi surpreendente.

Na primeira parte, com pista livre impressionou a força com que o motor empurra o sedã. Os fortes 44,9 kgfm de torque jogam o corpo do motorista contra os bancos em segundos.

E dependendo de como se pisa no acelerador, o câmbio automático de seis marchas entende que a intenção é arrancar e estica bastante as marchas. A Volvo informa que o S60 vai do zero aos 100 km/h em 6,5 segundos.Pegamos um trecho da rodovia dos Bandeirantes, e testamos o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), outra novidade tecnológica do S60.

O sistema funciona assim: ao se estabelecer uma velocidade, os radares posicionados à frente do espelho retrovisor interno começam a monitorar a dianteira do carro e, quando detectam outro veículo, reduzem a velocidade para manter uma distância segura. De fato, o S60 é um carro a ser considerado por quem procura um modelo de porte, requintando e que esbanja segurança.