Volvo lança sedã S80 com motor V8

ja861.jpgDepois de ter sido apresentado no Salão de Genebra (Suíça), em março último, a nova geração do sedã grande S80, da Volvo, chega ao mercado brasileiro. Seu estilo renovado foi inspirado em seu irmão menor, o S40. É imponente e bonito, mas bastante sóbrio.

Mas o que chama a atenção no modelo é a tecnologia embarcada. São tantos os dispositivos eletrônicos disponíveis que o motorista chega até a se confundir no primeiro contato com o veículo. O sedã da Volvo foi escolhido um dos automóveis mais bonitos do mundo na 14.ª edição do concurso L’Automobile più Bella del Mondo, em outubro, na cidade de Milão (Itália).

Sua dianteira é marcada pela grade do radiador retangular com logotipo cromado da Volvo. O grande pára-choque incorpora entrada de ar dividida em três partes e os faróis, também retangulares, invadem as laterais. A lateral tem como destaque as rodas de 17 polegadas (na versão seis cilindros) e aro 18 (na versão V8). A traseira do carro tem como destaque o pára-choque proeminente, a barra cromada na tampa do porta-malas e o formato das lanternas. No interior, o acabamento é feito com couro, nos tons preto ou bege, e alumínio. O painel de instrumentos tem dois mostradores com contorno cromado.

O S80, topo de linha da marca sueca, é o primeiro sedã equipado com um motor V8 na história da marca. É o mesmo 4.4 de 315 cv do utilitário esportivo XC90. Também tem um novo e moderno motor 3.2 aspirado de seis cilindros em linha e 238 cv. Para o mercado brasileiro virão esse 3.2 de 238 cv de potência e o V8 AWD de 315 cv, que têm preços sugeridos de R$ 265 mil e R$ 299 mil, respectivamente.

Instalado na posição transversal, o motor V8 reserva mais espaço para deformação dentro do compartimento do motor, impedindo que ele invada o habitáculo dos passageiros em um acidente. Além disso, ele pesa apenas 190 kg, pois é feito de alumínio, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível. O novo S80 na versão V8 tem tração AWD (integral nas quatro rodas).

Na lista de equipamentos, um dos principais destaques é o CPC (Comunicador Pessoal do Carro). Trata-se de um sistema de informações cujo controle remoto está no chaveiro do veículo. Entre suas principais funções está a capacidade de ler batimentos cardíacos e, desta maneira, avisar ao motorista se existe uma pessoa dentro de seu carro. Para verificar a informação, basta apertar uma tecla no controle remoto da chave, a uma distância máxima de 100 metros do S80. O dispositivo aprimora a segurança, alertando contra possibilidade de assaltos e seqüestro relâmpago, por exemplo. O novo S80 conta ainda com Piloto Automático Adaptativo, que reduz a velocidade se houver um carro mais lento à frente. (BN)

Voltar ao topo