Volvo lança novo sistema de segurança

A Volvo Cars começa a comercializar no Brasil as primeiras unidades da sua linha 2011 equipada com o novo dispositivo de segurança da marca, o Volvo On Call. Trata-se de um sistema de comunicação computadorizado controlado via satélite que presta assistência ao proprietário do veículo 24 horas por dia e sete dias por semana.

Em situações de emergência o Volvo On Call aciona socorro médico mesmo que o motorista não tenha condições de acionar o sistema sozinho. A central de atendimento oferece assistência em caso de acidentes, pane técnica, pneu furado ou furto do veículo, além de serviços de comodidade como destravamento remoto de portas ou informação sobre a localização do veículo.

Para desfrutar de todos esses benéficos o motorista ou passageiro apenas precisará apertar um dos dois botões localizados no teto do veículo Volvo, chamados de “On Call” e “SOS”.

Ao ser acionado, o dispositivo se conecta, via GSM, a uma central, onde imediatamente um funcionário altamente treinado iniciará uma conversa com o condutor para saber qual tipo de ajuda ele precisa naquele momento.

De acordo com a necessidade do proprietário, a central de assistência Volvo On Call providencia guincho, ambulância, corpo de bombeiros e em caso de furto, efetua o corte de combustível do motor, fornecendo a localização exata do veículo.

Em colisões graves, quando o “air bag” ou as cortinas de proteção lateral são disparadas, o próprio automóvel realiza uma conexão imediatamente com a central e envia um alerta pedindo socorro médico. A unidade do Volvo On Call é protegida por compartimentos de aço para que não sejam destruídos em caso de acidentes ou roubo do veículo.

O novo sistema de segurança da montadora sueca foi desenvolvido para gerar segurança, proteção e comodidade aos clientes da marca, oferecendo um novo conceito de conectividade de telemetria automotiva.

“Para introduzir essa tecnologia no Brasil foram necessários dois anos de testes e adaptações na infraestrutura de TI do grupo Volvo. Antes do lançamento do Volvo On Call, o sistema foi testado durante mais de um ano, buscando a homologação do item de segurança nos órgãos competentes brasileiros. O objetivo é oferecer aos nossos clientes o melhor serviço de assistência automotiva já vista no País.”, afirma Anders Norinder, presidente da Volvo cars para América Latina.

Ressalta Norinder: “O Volvo On Call é a evolução dos tradicionais itens de segurança oferecidos pela indústria automobilística mundial”. Disponível em 14 países da Europa, a novidade tecnológica da montadora sueca, chega ao mercado brasileiro, como uma das maiores inovações criada pela Volvo desde o cinto de segurança de três pontos e “air-bags” laterais de cortina.