Está chegando às concessionárias Volvo em todo o País a sua nova linha F de caminhões modelo 2010.

A montadora sueca instalada no Paraná investiu US$ 30 milhões e os novos caminhões receberam alterações no “design” externo, interno e na lista de equipamentos de série. O novo FH mantém todos os itens de segurança que possuía e introduz uma série de avançados equipamentos de segurança ativa e passiva, tornando o caminhão o veículo comercial mais seguro de todo o mercado.

Na parte frontal, as alterações da cabine deram ao veículo um aspecto arrojado e, ao mesmo tempo, robusto e imponente. Entre as novidades está na nova cabine XL, com 140 milímetros a mais que a cabine Globetrotter atual.

No interior, de acordo com a Volvo, tudo é novo. Os bancos ganharam novos acabamentos e tecidos, a iluminação interna foi melhorada com novas posições, novas lâmpadas e luzes de leitura.

O ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), faróis duplos de xenon, sensor de chuva, detector de atenção e cansaço, o piloto automático inteligente ACC que diminui o risco de acidentes causados muitas vezes por desatenção do motorista, um sensor de ponto cego, o LKS (monitoramento de faixa de rodagem), faróis auxiliares de conversão, um espelho lateral auxiliar duplo e a tecnologia Bluetooth são algumas das tecnologias presentes na linha F de caminhões 2010.

Além do novo letreiro exclusivo FM, os FM 11 litros e o FM 13 litros receberam novo painel de instrumentos. A seção central foi redesenhada, ganhando porta-objetos diferenciado, tomadas elétricas de 12 e 14 Voltz e uma rede de objetos do lado do passageiro.

O console central também foi remodelado, tendo agora dois porta-copos e um cinzeiro removível, fáceis de lavar. Novas gavetas duplas sob o beliche e nova escada de alumínio facilitam o acesso à cama superior. O conforto e a praticidade do novo FH se completam com um novo assento reclinável e giratório que é oferecido opcionalmente.

O caminhão poderá ter, também, o ACC, moderno mecanismo que auxilia o motorista a manter o caminhão a uma distância constante e segura do veículo que se encontra à frente. Outra novidade disponível na nova linha é o LKS (Lane Keeping System).

Este equipamento alerta o motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem em virtude de um descuido ou desatenção. Os engenheiros da Volvo também projetaram um funcional “kit” de preparação para instalação de TV de LCD, novas camas, porta-objetos e prateleiras.

O painel também foi remodelado. E o motor é o mesmo propulsor Volvo de 13 litros da atual linha. “Nossos veículos, que eram referência mundial em segurança e conforto, ficaram ainda melhores”, afirma Bernardo Fedalto Jr., gerente de caminhões da linha F.