Volkswagen Tiguan 2012 manteve sua identidade

Aplicando pequenas mudanças ao Tiguan 2012, a Volkswagen manteve a identidade global da marca, que fez bem ao modelo. O novo conjunto ótico na parte dianteira, composto pelo opcional de LEDs, transmitiu mais modernidade ao Tiguan. As lanternas traseiras sem novidades acabaram ficando parecidas com a de outros modelos da montadora alemã. As rodas esportivas de liga leve, tanto nas versões de 17 quanto nas de 18 polegadas, possuem desenho moderno e casa bem com o estilo do carro.

Internamente a Volkswagen melhorou o acabamento interno. De série, os bancos contam com revestimento parcial de alcantara e tecido, em diversos tons, enquanto o acabamento dos bancos totalmente em couro são opcionais. Observando a cabine nota-se uma construção refinada, com encaixes precisos, sem rebarbas, com plásticos em algumas áreas, porém, com materiais agradáveis ao toque. A ergonomia também é um dos destaques do modelo com comandos fáceis de serem acessados.

Como novidades, o Tiguan 2012 passa a contar com novo computador de bordo com “display” colorido, novo sistema de navegação GPS integrado (opcional) e o volante com aletas para troca de marchas manualmente (item de série em todas as versões). O modelo também tem boa visibilidade. Encontrar a posição ideal para dirigir no modelo avaliado pelo Jornal do Automóvel foi fácil, porque ele conta com ajustes de altura e profundidade do volante e também de altura banco do motorista.

Para começar a avaliação, o Tiguan apresenta o Kessy, a partida sem chave por intermédio de um botão. Quanto a segurança, além das seis bolsas infláveis (frontais, laterais e cortina, duas de cada), há o detector de fadiga do motorista, como no Passat, que se baseia na maneira de dirigir e avisa o motorista de que convém dar uma parada. Seu motor permanece o elástico 2-litros turbo de injeção direta, 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 mkgf a 1.800 rpm, que o leva a acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e a alcançar 207 km/h.

O consumo é de 1 litro a cada 9,2 km na cidade e 1 litro a cada 12,9 km na estrada, com média ponderada 55% cidade e 45% estrada de 1 litro por 10,8 km. E seu tanque de 63,5 litros permite viajar despreocupadamente. E o câmbio automático de 6 marchas permite trocas manuais. Sua suspensão trabalhou de forma satisfatória tanto na terra como no asfalto, oferecendo conforto aos passageiros.

Realmente, o Tiguan é um utilitário esporte que agrada em cheio. Bom de andar, espaçoso, confortável, rápido e seguro de curva, mas não se deve abusar. O tipo de utilitário que muita gente gostaria de ter em sua garagem.

Veja na galeria de fotos o carro.

Veja na galeria de fotos o carro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.