Na semana passada a Volkswagen do Brasil apresentou em Curitiba, o projeto do primeiro Centro de Treinamento Regional exclusivo da marca, onde serão qualificados profissionais da rede de concessionárias da região Sul do País.

O Centro de Treinamento Regional da Academia Volkswagen começará a operar em julho na capital paranaense e recebeu investimentos de R$ 2,1 milhões em infraestrutura e ferramentais.

O novo espaço faz parte de um projeto maior, que prevê a inauguração no País, até 2012, de outros seis Centros de Treinamento Regionais exclusivos da Volkswagen, para atender com excelência os mais de 600 pontos de vendas da marca no Brasil e cerca de 25 mil profissionais das áreas comercial e técnica.

A Volkswagen é a primeira montadora do País a regionalizar, em estruturas próprias, a formação e a qualificação de profissionais das concessionárias. “Além de oferecermos a mais avançada linha de produtos do mercado, queremos também oferecer o melhor atendimento através de nossa rede de concessionárias para garantir a satisfação de nossos clientes”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

Os centros próprios estão alinhados com a estratégia de comunicação e toda tecnologia da Volkswagen, além de seguirem uma padronização mundial da marca. A principal vantagem de regionalizar a operação dos Centros de Treinamento da Academia VW é garantir a proximidade com a rede de concessionárias.

“O processo trará benefícios na qualificação da rede. Temos expectativa de aumentar em cerca de 60% o nosso volume de treinamento para profissionais dos pontos de vendas, assim que os sete centros próprios estiverem em operação”, afirmou o gerente da Academia Volkswagen, que é a área responsável por treinar os profissionais da rede em todas as áreas de atuação, Leonardo Tosello.

O Centro de Treinamento de Curitiba terá duas salas técnicas com todo ferramental necessário, equipamentos de diagnóstico de última geração e de eletroeletrônica, além de mobiliário especial para a prática de exercícios e teoria.

Essas salas também dispõem de motores, transmissões e todos os agregados para simulação de situações de reparo e diagnóstico, além de todo leque de produtos para trabalhos em oficina.

A Volkswagen é a marca líder em vendas de carros e comerciais leves na capital paranaense neste ano, com 6.610 veículos comercializados, de janeiro a abril. No Estado do Paraná foram emplacados 19.060 veículos Volkswagen no período de janeiro a abril de 2011, o que corresponde a 8,7% do total da marca no Brasil. As vendas deste ano na cidade de Curitiba correspondem a 3% do total da marca no País.