Volkswagen lança Polo com novo motor 1.0 16V

Em razão do sucesso de vendas de seu mais novo produto, a Volkswagen decidiu ampliar a família Polo com a econômica versão 1.0 16V. O modelo, que começa a ser vendido nas concessionárias da marca, é o primeiro compacto “Premium” do mercado equipado com motor 16V. Apesar da forte retração nas vendas de automóveis nos últimos meses, o Polo provou sua competitividade: somou 6.000 unidades vendidas desde o lançamento.

A Volkswagen espera também sensibilizar o mercado para os apelos intangíveis do Polo 16V: “design” marcante e alto padrão de qualidade e tecnologia embarcada. Os faróis duplos e redondos, são marca registrada do Polo, concebido para traduzir a perfeita combinação entre forma e função. Externamente o predomínio é da forma. Curvas e ângulos suaves desenham uma carroceria robusta e elegante. No interior, a funcionalidade e a ergonomia ditam os parâmetros de conforto. O carro, que é referência em dirigibilidade, tem um habitáculo que recebe motoristas e acompanhantes com espaços generosos, ampla área envidraçada, materiais e revestimentos agradáveis, comandos de fácil alcance e muita conveniência, representada por porta objetos, luzes de cortesia e outros requintes de detalhes.

Alguns recursos mantidos como itens de série na versão 16V ampliam a sensação de conforto e segurança, como a direção eletro-hidráulica. O acesso fácil ao interior é garantido pelo grande ângulo de abertura das portas (78 graus). O motorista pode encontrar a posição que melhor se adapta a seu biótipo ajustando assento e o volante.

O painel de instrumentos transmite sensação de limpeza e organização. Disponibiliza informações precisas, de visualização imediata. O Polo 1.0 16V herdou alguns pequenos luxos das versões 1.6 e 2.0, que realçam a vocação urbana e esportiva. O Polo 16V apresenta baixo nível de ruídos e vibrações.

O posicionamento que a Volkswagen definiu para o Polo 16V é o mesmo adotado para as versões 1.6 e 2.0: mais conteúdo e níveis superiores de qualidade, conforto, segurança e dirigibilidade. Significa que o modelo deverá ficar acima das ofertas da faixa disputada pelos carros com motorização 1.0, os chamados “populares”.

Motor 1.0 16V mais potente da categoria

O Polo é o único compacto “Premium” do mercado equipado com motor 1.0 16V. Produzido na fábrica de São Carlos, SP, o motor EA 111 passou por algumas adaptações. As mudanças resultaram num importante diferencial: o Polo 16V tem 79 cv de potência a 6.500 rpm, três cv a mais em relação ao Gol Power, o que o coloca como o carro mais potente do mercado, entre os equipados com motor 1.0 aspirado.

As mudanças realizadas no Polo 16V também garantiram o melhor desempenho entre os modelos 1.0 aspirados. O motor 1.0 16V tem torque máximo de 9,7 mkgf a 5.000 rpm, alcança a velocidade máxima de 168 Km/h e acelera de 0 a 100 Km/h em 13,5 s. Muito econômico, o consumo de combustível é de 13,6 Km/l na cidade e 17,7 Km/l na estrada, segundo testes realizados pela montadora.

O Polo 16V herdou a mais moderna tecnologia de gerenciamento disponível no mercado. É o acelerador E-Gas, que dispensa o uso do cabo do acelerador e recebe “ordens” diretamente do módulo de gerenciamento eletrônico. O sistema funciona de acordo com a pressão que o motorista exerce sobre o pedal do acelerador, e o curso do motor é corrigido automaticamente, independentemente das condições de uso.

Por exemplo, quando o ar-condicionado está ligado não é necessário aumentar a aceleração do carro, o próprio sistema calcula a alteração e fornece o torque adequado. Outro diferencial do Pólo 1.0 16V é o câmbio MQ 200 de cinco marchas, a melhor caixa de transmissão produzida pela Volkswagen no mundo.

Disponível em quatro combinações de acabamentos (16V, 16V Plus, Comfortline e Sportline), o modelo vem de fábrica com direção eletro-hidráulica, ar-condicionado Climatic, limpador/lavador do vidro traseiro com acionamento automático em marcha à ré, acelerador eletrônico (E-GAS), brake light, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, desembaçador traseiro, pneus 185, entre outros.

Os preços de lançamento sugeridos são: R$ 24.357,00 para versão básica sem ar-condicionado; R$ 25.250,00 para a versão Plus; R$ 26.610,00 para versão 16V com ar-condicionado; R$ 28.176 para a versão Comfortline, sem ar; e R$ 28.514,00 para a versão Sportline. (ACB)

Voltar ao topo