Volkswagen lança Gol brasileiro no Irã

A Volkswagen AG, sediada em Wolfsburg, Alemanha, anuncia hoje um acordo visando desenvolver novos negócios no mercado do Irã. Uma linha de montagem será construída até o fim deste ano na Zona Econômica Especial Arg-e-Jadid, próxima da cidade de Bam (distante 1.270 km da capital, Teerã), com capacidade de produzir mais de 20 mil veículos por ano.

O contrato de licenciamento do projeto foi assinado na última sexta-feira em cerimônia que contou com a presença de Folker Weissgerber, membro do Conselho Diretor da Volkswagen AG, Detlef Wittig, diretor mundial de vendas da marca Volkswagen, Hans-Christian Maergner, presidente da Volkswagen do Brasil, e representantes da Kerman Automotive Industries Company, novo parceiro de negócios no Irã.

Inicialmente, a Volkswagen irá lançar no mercado iraniano o Gol com motor 1.8 litro a gasolina, quatro portas, na versão Comfortline, equipada com ar condicionado, duplo air bag, direção hidráulica e trio elétrico (vidros, travas e espelhos). O modelo inclui algumas adaptações para suportar temperaturas extremas, que vão dos 40 graus negativos nas montanhas geladas até 40 graus positivos no deserto local: radiador auxiliar e peças de revestimento (plásticos, borrachas e espumas) especiais.

Os kits CKD (inteiramente desmontados) serão enviados do Brasil para montagem no Irã. 100% do veículo virá do Brasil: o conjunto de carroceria será produzido na fábrica de Taubaté; motor e câmbio saem da fábrica Anchieta em São Bernardo do Campo; demais componentes e peças virão de diversos fornecedores nacionais.

Além de exportar os veículos, a Volkswagen do Brasil será responsável pela instalação completa da linha de montagem, fornecendo equipamentos industriais, ferramental, suporte técnico e treinamento aos iranianos.

Os automóveis serão montados pela BamCo Bam Auto Manufactuirng Company, uma subsidiária de Kerman Automotive Industries Company. Serão vendidos em todo o Irã por uma rede de distribuidores exclusiva pertencente à Modiran Pars Company, também subsidiária da Kerman. Isso significa que inicialmente haverá mais de 70 revendedores localizados principalmente nos centros urbanos do Irã, prontos para comercializarem o Gol. A Volkswagen acredita que o mercado de veículos automotivos iraniano oferece grande potencial de crescimento.

Volkswagen do Brasil comemora 1,5 milhão de veículos exportados

A Volkswagen do Brasil está comemorando 1,5 milhão de veículos brasileiros montados comercializados em mais de 50 países para onde foram exportados em toda a história da montadora no País. O veículo de n.º 1.500.000 com destino às exportações trata-se de um Gol na cor vermelha, com viagem marcada para a Venezuela.

Desde o início das operações da subsidiária brasileira, há 51 anos, já foram produzidos 15 milhões de veículos, o que significa que 10% da produção total da Volkswagen em toda a sua história foi destinada para mercados externos. O início da carreira internacional da Volkswagen do Brasil foi em 1970, quando enviou o primeiro lote ao exterior: 13 Variants e 8 Kombis para países da América do Sul e México. No ano seguinte, foram 1.039 veículos exportados, volume que saltou para 7.204 unidades em 1972 vendidas para 44 países da América Latina, África e Ásia.

Em sua história, a Volkswagen destaca trêsnegócios expressivos na áreade exportação: de 1987 a 1993 enviou mais de 200 mil unidades do Voyage (Fox) para os EUA e Canadá; entre 1983 e 1988, comercializou 170 mil veículos Passat no Iraque, e em agosto de 2003, iniciou as exportações do Polo Sedan para Alemanha.

As vendas internacionais foram incrementadas com o reinício das exportações para México em 1997 e o retorno ao mercado norte-americano no ano 2000, para onde segue o modelo Golf produzido na moderna fábrica de São José dos Pinhais (PR), sendo a única montadora brasileira exportando regularmente para estes mercados.

O modelo mais exportado da história da VW é o Gol (450.459 unidades desde 1980), embarcado para mais de 20 países. Em apenas três anos (2000 a 2002), o volume de exportações da Volkswagen superou o total dos dez anos anteriores: foram 374.054 unidades contra 324.512 de 1990 a 1999.

A Volkswagen comercializou no exterior 76.034 unidades no período de janeiro a maio deste ano. Os negócios envolvem mais de 45 mercados sendo que os principais destinos são México (para onde foram enviadas 34.546 unidades neste ano), Argentina (16.300 unidades) e EUA (6.148 unidades). A previsão da companhia é chegar as 185 mil unidades montadas até o fim do ano, um aumento superior a 10% sobre as 166.448 unidades montadas exportadas em 2003.

Voltar ao topo