Volkswagen investe em sistema de medição

A Volkswagen do Brasil investiu R$ 10 milhões na compra de novos equipamentos e modernização da Central de Medições da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Entre as aquisições da montadora está o “Audimess”, avançado sistema para programação de medição de peças desenvolvido pela Audi, na Alemanha.

Além de agilizar o trabalho, o “software” elabora a medição virtual antes mesmo da fabricação da peça. No desenvolvimento do programa de medição da lateral do novo Polo, por exemplo, houve uma redução de 120 para 40 horas. O “software” permite desenvolver parâmetros para que as peças e conjuntos sejam produzidos na medida certa. A rapidez e a precisão do sistema possibilita melhor ajuste e encaixe das peças, além de eliminar refugos.

Com o “Audimess” tudo é feito virtualmente. O inspetor de medidas acondiciona o desenho da peça na estação Catia – “software” utilizado pela Engenharia do Produto para criar o projeto de um veículo – e simula os movimentos da máquina Zeiss necessários para a medição da peça. Todas as informações são armazenadas num banco de dados, e utilizadas nas máquinas de medição quando as peças começam a ser produzidas.

Entre os outros equipamentos adquiridos pela Central da Anchieta estão máquinas Zeiss automáticas (CNC) equipadas com sensores de rubi, braços mecânicos, painel de controle e computadores.

Essas máquinas comparam o resultado da medição ao desenho original da Engenharia e definem em poucos segundos o desvio apresentado pelo produto. Há também os dispositivos de medição a laser, capazes de avaliar a superfície de um pára-lama ou uma porta em minutos.

A Central de Medições de São Bernardo fornece programas para as fábricas de Taubaté (SP) e Pacheco (Argentina). Em breve a fábrica de São José dos Pinhais (PR) também será beneficiada.

Voltar ao topo