Volkswagen encerra a produção do Fusca

Na última quarta-feira, (30/7/2003), exatamente às 9h05 no horário local (12h05 em Brasília), a linha de montagem da Volkswagen em Puebla, no México, encerrou a produção do último exemplar da série exclusiva “Última Edición”, que marca a despedida do Fusca. Trata-se da unidade nº 21.529.464 de um dos maiores mitos da indústria automobilística mundial em todos os tempos, produzido em mais de 20 países durante quase 70 anos.

Para celebrar o acontecimento, a Volkswagen vai atender um número muito pequeno de colecionadores e fãs brasileiros com a importação de apenas 15 unidades da série exclusiva (composta por 3 mil unidades). O carro, exclusivamente na cor Bege Lunar, será comercializado pelo sistema de venda direta pela internet. Cada unidade vai custar U$ 13,5 mil.

O último Fusca

A série exclusiva apresenta o Fusca em suas características mais marcantes. O design é clássico, com destaque para os frisos cromados. A cor Bege Lunar realça as formas únicas e remete à fase áurea do modelo. Os bancos revestidos em tecido preto são a expressão do conforto Volkswagen. O motor, 1.6 de 4 cilindros, é o mesmo que fez do Fusca um símbolo de eficiência e resistência em sua categoria em todos os tempos.

A síntese da história do modelo – criado por Ferdinand Porsche e lançado comercialmente em 1945? está representada na manopla de abertura do capô dianteiro, onde se encontra o emblema de Wolfsburg, numa homenagem à cidade-sede da fábrica matriz da Volkswagen que o projetou para o mundo.

Entre os itens de série, o Fusca “Última Edición” possui componentes e equipamentos como alarme sonoro e visual, antena, calotas parciais cromadas, carpete no assoalho, cintos dianteiros de 3 pontos, cintos traseiros subabdominais, detalhes no painel na cor do veículo, emblema “Última Edición” no porta-luvas, faróis halógenos, faróis e lanternas com molduras cromadas, friso cromado nos estribos laterais, frisos cromados nas laterais, imobilizador, limpador de pára-brisa de duas velocidades, material anti-ruído, pára-choques cromados, ponteira cromada do escapamento, porta-mapas na lateral da porta do lado esquerdo, rádio CD Player com 4 alto-falantes e retrovisores externos cromados.

O último Fusca produzido no mundo – na cor Azul Aquarius – foi saudado com flores e música típica do México pelos trabalhadores da fábrica de Puebla. O modelo seguirá para a Alemanha, onde será incorporado ao Museu da Volkswagen.

Voltar ao topo