ja681.jpgA Volkswagen AG irá apresentar o mais novo lançamento da empresa, o Polo GTI, durante o Salão Internacional do Automóvel de Tóquio, no Japão, a partir do próximo dia 19 de outubro. Com 150 cv de potência, esse é o Polo mais potente de todas as versões lançadas nos últimos trinta anos. Com ?design? que faz ligeiras menções ao do lendário Golf GTI, tanto na carroceria como no interior do habitáculo, o compacto esportivo da Volkswagen começará a ser vendido na Alemanha a partir de março de 2006. Custará 18.950 euros.

ja682.jpgExternamente, a frente do Polo GTI é composta por uma grande grade de radiador, pintado de preto e em forma de ?V?, seguindo a nova tendência mundial da Volkswagen. Os faróis também são contornados em preto, formando uma ?máscara? de indisfarçável apelo esportivo, assim como as saias laterais. Na parte traseira, o destaque surge no aerofólio traseiro. Os pneus são 205/45 e as rodas têm aro 16. Em conjunto com a suspensão, que foi rebaixada em 15 milímetros, o carro ganhou um autêntico temperamento esportivo no contorno de curvas.

ja683.jpgInternamente o modelo é marcado pelo estilo GTI. O volante, a manopla do câmbio e o freio de estacionamento são revestidos em couro. O carro é equipado com bancos esportivos especiais com ?design? diferenciado e nome bastante conhecido entre o público brasileiro: Interlagos. O painel ganhou detalhes metálicos, que envolvem a parte central do console e a ventilação, sem contar os pedais em alumínio. Outro aspecto que chama a atenção no interior do novo Polo GTI é a sutil presença da cor vermelha em alguns itens do carro, como o contorno do cinto de segurança e o miolo do volante.

ja684.jpgA sigla GTI é uma das marcas mais conhecidas da indústria automobilística mundial. Representa arrojo e esportividade. A última vez que um Polo carregou esse rótulo foi em 1998. Na época, o motor desenvolvia 125 cv de potência e propiciava que o modelo alcançasse velocidade máxima de 205 km/h. A versão 2006 do Polo GTI, com 25 cv de potência suplementares, leva o compacto a 216 km/h. Com 1,8 litro de cilindrada, cinco válvulas por cilindro e sobrealimentado com turbocompressor (e ?intercooler?), o propulsor rende 229 Nm de torque máximo a 1.950 rpm. Para atingir 100 km/h, o esportivo alemão leva apenas 8,2 segundos. Nem por isso decepciona no consumo: em média, o Polo GTI faz 12,82 km/l.