Vitórias no rali deram bons resultados à SEAT

A equipe paranaense SEAT Rali obteve este ano a marca mais expressiva do rali brasileiro de velocidade. Pilotando dois modelos Ibiza especialmente preparados para a competição, com motor de 275 cavalos de potência e câmbio sequencial de seis velocidades, a equipe conquistou o tricampeonato e se igualou à principal marca já obtida pela SEAT em seus 52 anos de história: o tricampeonato mundial de rali entre 1996 e 1998.

Inscrita na categoria A7, que reúne carros com tração dianteira e motor aspirado, a SEAT Rali liderou o Campeonato Brasileiro de Rali 2002 desde o início, em Florianópolis (SC), e manteve a posição nas 12 etapas seguintes. Paulo Lemos (piloto) e Sérgio Lima (navegador), a dupla número um, bicampeã em 2000 e 2001, encerrou a competição em quarto lugar na classificação geral, na frente de mais da metade dos carros com motor turbinado e tração total que geralmente levam vantagem nas pistas de terra. Sady Bordin (piloto) e Sérgio Tarcísio (navegador) conquistaram o tricampeonato na categoria A7 e ficaram em quinto na classificação geral.

“Mais uma vez a SEAT Rali apresentou desempenho excepcional e nos ajudou na consolidação da marca SEAT no mercado brasileiro. A competição em terra transfere para os carros vendidos nas concessionárias os atributos de segurança, resistência, confiabilidade e muita agilidade. Além disso, a disputa é essencial na divulgação da esportividade e alta tecnogia dos modelos SEAT. Muito da boa imagem da nossa marca devemos às três conquistas seguidas no rali de velocidade” afirma Leonardo Comino, gerente geral da Operação SEAT no Brasil.

Patrocinada pela Repsol, Banco Volkswagen, Gedas do Brasil e Mahle, a SEAT Rali teve seu grande momento no rali brasileiro de 2002 em setembro, em Ouro Branco, Minas Gerais, onde a dupla Paulo Lemos/Sérgio Lima superou todos os demais competidores num trecho de asfalto de quase 10 quilômetros. Também foi em Ouro Branco que a equipe garantiu antecipadamente a conquista do tricampeonato brasileiro. No Paraná, em julho, a SEAT Rali foi uma das sensações do 22º Rali da Graciosa, uma das provas mais tradicionais do automobilismo nacional.

O rali de velocidade é atualmente a única competição multimarcas do automobilismo brasileiro e também a que apresenta maior crescimento. Além da SEAT, participam equipes oficiais da Subaru e Fiat. No próximo ano está confirmada a presença da Peugeot e existe a possibilidade de outras marcas ingressarem na competição.

Voltar ao topo