Velocidade na Terra iniciou no Afonso Pena

O Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra teve início no último domingo (24/4), no Autódromo Afonso Pena, em São José dos Pinhais, com a realização de sua primeira etapa de 2005. Organizada pela AGV Promotora de Eventos, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPA), os vencedores por categoria foram: Rogério Melani, na Fusca Velocidade, Fernando Marques, na Novatos, Edson Magneti, na Turismo, Francisco Koga, na Marcas, Odair da Costa Jr., na Stock Car, e Airton Eric/Marcos Zaniolo, na Hot Dodge.

Marcas

Durante o treino classificatório, a ?pole-position? foi conquistada por Marcelo Pereira, com o tempo de 52s290, seguido de Francisco Koga, 52s390, Christiano Bornemann (Polaco Auto Center/Maxi Cabos/Prislux/Autolex), 52s891, e em quarto lugar, Fabrício Willian Zavaski, com 54s159. O experiente piloto José Bornemann (Nitaplast/Wap do Brasil/Cefec) teve problemas técnicos em seu carro e teve que largar da última posição do ?grid?, em sétimo lugar. Dada a largada para as 19 voltas de prova da primeira bateria, os pilotos proporcionaram verdadeiro ?show? na disputa das primeiras posições, entre elas a de Christiano e José Bornemann (pai e filho), pela segunda posição. A vitória foi de Francisco Koga, com tempo de prova de 19min02s773, seguido de Christiano Bornemann (Ruck Retentores/NSO Borrachas), a 17s309, José Bornemann (Bana Pneus/Moltecni/Aniceski), a 19s233, Francisco Willian Zavaski, à 52s227, e em quinto lugar, Wellington Padilha, à uma volta. Na segunda bateria, as emoções ficaram por conta de Christiano Bornemann, que capotou na quarta volta, mas foram somente danos materiais, o piloto nada sofreu. Ao fim de 17 voltas, nova vitória de Francisco Koga, com tempo de 15min09s518, seguido de José Bornemann, a 9s274, Fabrício Willian Zavaski, à uma volta, Adriano Provessi, à uma volta, e em quinto lugar, Edson Ozório, também à uma volta. Francisco Koga marcou a volta mais rápida das duas baterias, em sua primeira passagem, com tempo de 52s338, à média de 104.895 km/h. Somados os pontos das duas baterias realizadas, a classificação final foi a seguinte: 1.º) Francisco Koga, 22 pontos; 2.º) José Bornemann, 17; 3.º) Fabrício Wilian Savaski, 15; 4.º) Christiano Bornemann, 11; 5.º) Wellington Padilha, 10; 6.º) Marcelo Pereira, 8; 7.º) Adriano Provessi, 7; 8.º) Edson Ozório, 6; e em 9.º) Norival Kavilhuka, com 5 pontos ganhos.

Novatos

Lucas Bornemann (Cefeq/West Sound), foi um dos destaques da categoria Novatos. Largou da segunda posição do ?grid? na primeira bateria, caiu para a oitava posição, mas se recuperou e terminou a prova em quarto lugar. Na segunda bateria, numa corrida muito disputada, fez uma bela ultrapassagem e garantiu o terceiro lugar, mostrando que está evoluindo a cada etapa. (BN)

Voltar ao topo