Um sistema de radar, que monitora permanentemente os pontos cegos no campo de visão dos motoristas, foi anunciado pelo Grupo Valeo, um dos mais importantes fornecedores mundiais de componentes para a indústria automobilística. Denominado “Blind Spot Detection” (BSD), torna o ato de dirigir mais agradável, contribui para maior segurança no trânsito e reduz a carga de tensão do motorista.

Desenvolvido pela Valeo Raytheon Systems (VRS), joint venture do Grupo Valeo com a Raytheon, empresa norte-americana do segmento aeroespacial, com vasta experiência em radar, o BSD alerta o motorista da presença de veículos nas áreas em que os espelhos retrovisores não conseguem mostrar.

Por operar em sistema de multifaixas em banda estreita de 24 Ghz, pode determinar a posição, a distância e a velocidade relativa do veículo que se aproxima. O sistema é instalado no pára-choque traseiro e dispõe de um sensor de cada lado do veículo, que monitora as laterais e a traseira. Um ícone nos retrovisores externos alerta o condutor da aproximação de outro veículo. Seu potencial de alcance é de 0,5 metro até 40 metros de distância e pode ser utilizado em automóveis, modelos comerciais e ônibus.

Quando outro carro se aproxima, por alguns segundos o motorista do que está sendo ultrapassado não consegue vê-lo pelos espelhos retrovisores. Em situações como essa, o sistema BSD contribui para maior segurança.

continua após a publicidade

continua após a publicidade