V50 “sportwagon” é atração da Volvo

A Volvo apresentou ao público, no Salão de Bolonha 2003, na Itália, o novo V50, “sportwagon” que chega para substituir o V40. As primeiras unidades serão colocadas à venda a partir do início de 2004 e a meta da montadora é a comercialização de 74 mil carros por ano.

O Volvo V50 é o carro perfeito para pessoas que buscam um visual jovem e atraente. As linhas do teto arredondadas em contraste com o corte abrupto da traseira do carro têm como objetivo criar uma impressão de modernidade e elegância. Esta impressão é reforçada pela dianteira levemente arredondada, o curto capô e o habitáculo de motorista e passageiros “puxado” para frente.

Visto de cima, a carroceria do Volvo V50 tem o formato de um barco, com sua proa arredondada, a parte central larga e a popa mais estreita. A bitola entre as rodas e a distância entre eixos foi aumentada. A seção foi estendida e utilizada para garantir maior espaço para a bagagem.

No item segurança, o modelo conta com “airbags” duplos laterais, cortinas infláveis e sistema de proteção contra efeito chicote. Os assentos traseiros junto às janelas podem vir equipados com almofadas integradas para crianças com mais três anos de idade. Além disso, o carro ainda conta com freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem nas rodas traseiras.

No interior, o destaque fica por conta do console central fino e flutuante, com controles ergométricos e funcionais. Atrás deste, há um compartimento para objetos pessoais acessível pelos dois lados. Em conforto, há o sistema de travamento e destravamento sem chave, que utiliza equipamento de autorização passiva, que trava e destrava o carro, além de ativar todas as funções remotas normais à distância.

O novo Volvo V50 tem um motor transversal em linha com cinco cilindros, de 2,4 e 2,5 litros, respectivamente. Os cinco cilindros e o grande volume rendem um grande torque, mesmo em baixas rotações, além de uma aceleração suave. O motor T5, o mais possante, oferece 220 cv de potência e 320 Nm de torque. E vem acompanhado com câmbio manual de seis velocidades. O Volvo V50 também poderá vir equipado com dois tipos de motores aspirados (170 cv e 140 cv), assim como um motor diesel de quatro cilindros (136 cv). A exemplo do inteiramente novo Volvo S40, o Volvo V50 também será montado na fábrica de Ghent, na Bélgica.

Voltar ao topo