A Hyundai Caoa aproveitou o Festival de Inverno da cidade de Campos do Jordão, em São Paulo, para apresentar seu portfólio 2014/2015 dos utilitários esportivos Tucson, ix35 e Santa Fe. Dos jipões da marca sul-coreana, porém, o destaque fica mesmo para o novo Santa Fe. Em sua terceira geração, o SUV é oferecido nas configurações de cinco (R$ 161.900) e sete lugares (R$ 142.900). Já o Grand Santa Fe, versão ‘alongada’ do SUV que substituiu no início do ano o Vera Cruz, tem capacidade para sete pessoas e custa a partir de R$ 173.900.

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No visual, os modelos Santa Fe e Grand Santa Fe se diferem pelos para-choques, faróis de neblina, rodas, lanternas, retrovisores, grade frontal, vidros laterais e saídas de escape. Além disso, os dois apresentam dimensões diferentes. O Grand Santa Fe possui 4,91 metros de comprimento, ante 4,69 m da configuração menor; 2,80 m de entre-eixos, frente a 2,70 do ‘irmão’; e capacidade de 634 litros no porta-malas, 49 litros a mais que o Santa Fe.

Por dentro, as cabines dos dois modelos são espaçosas e usam materiais de qualidade. Entre os itens de segurança estão os airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS antitravamento, EBD (distribuidor de frenagem) e controles eletrônicos de estabilidade, tração e frenagem em declives. No quesito tecnologia, os SUVs são equipados com sistema multimídia com MP3, DVD, bluetooth, GPS, câmera de ré e tela de 4,2 polegadas.

Tanto o Santa Fe quanto o Grand Santa Fe contam com teto solar panorâmico, faróis de xenônio com acendimento automático, bancos em couro com ajuste elétrico para motorista e passageiro e aquecimento para a primeira e segunda fileiras, direção com assistência elétrica, chave presencial, ar-condicionado de duas zonas com saídas para os bancos traseiros e rodas de liga leve de 18 polegadas.

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Motores

Em relação à motorização, ambos compartilham o motor de 3.3 litros V6 a gasolina, que desenvolve 270 cv a 6.400 rpm e 32,4 kgfm de torque a 5.300 rpm. A transmissão é automática de seis marchas e os veículos vêm de fábrica com sistema de tração integral com bloqueio de diferencial.

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Embora assustem pelo tamanho, os jipões facilitam a vida do motorista em várias circunstâncias. Ambos têm direção com assistência elétrica bastante leve e três modos de condução: Normal, Comfort (para manobras e uso urbano) e Sport (que deixa o volante mais firme, sendo indicada para a estrada).

Há ainda o sistema Active ECO, recurso acionado por um botão no painel que gerencia o funcionamento do motor, transmissão e ar-condicionado para favorecer o consumo de combustível do propulsor V6. O desempenho destes utilitários, aliado aos preços mais em conta se comparados com modelos japoneses e alemães, justificam o crescimento da marca no país.

* O jornalista viajou a convite da Caoa Hyundai.