Unichip melhora a potência dos veículos

ja84a.jpgA Casa das Capotas, que há 35 anos vende acessórios para picapes em Curitiba, traz mais uma novidade para o mercado do Paraná e Santa Catrina, o Unichip. Trata-se de um computador ?Piggyback?, reprogramável, que funciona em conjunto com a ECU original dos veículos, visando aperfeiçoar a eficiência do motor, aumentando a potência e reduzindo o consumo do combustível.

O Unichip melhora o rendimento, interferindo diretamente nos sinais de alguns sensores, fazendo a otimização da mistura ar/combustível e do ponto de ignição, conforme a necessidade do motor para cada rpm, ou cada posição do acelerador. Com um País tão grande, as diferenças climáticas e de qualidade de combustível são as mais diversas, obrigando as montadoras a trabalharem com boa margem de segurança, para absorver as tolerâncias de fabricação de componentes mecânicos e eletrônicos. É aí que o Unichip atua.

Com este recurso, o Unichip pode calibrar a mistura ar/combustível e o ponto a plena carga (pisando fundo no acelerador), para melhorar o desempenho. Para carga parcial (entre 10% e 90% de carga no acelerador), o aparelho é calibrado para o menor consumo de combustível. O Unichip permite ao preparador flexibilidade total para ajuste, conforme pacote de preparação de cada motor e assume o controle de qualquer sistema de injeção eletrônica.

O computador possui ainda módulos adicionais, que permitem a instalação de turbo, blower, compressor (através de injetores auxiliares), injeção de nitro, injeção de água no motor e injeção de água no intercooler. Mas a maior vantagem do Unichip em relação aos outros equipamentos é a facilidade de operação e a rapidez com que se obtém um acerto perfeito para todas as condições de utilização do motor. Nos chips utilizados no mercado, que é arrancado da caixa do módulo, porque ela é blindada, existe ganho de potência, mas o cliente perde a garantia de fábrica e o consumo do veículo aumenta.

Testes comprovados

Nos testes realizados em dinamômetros, com o Unichip instalado em uma Montana, teve um aumento de 109cc para 128cc. Em veículos a diesel, houve um ganho de até 28% na potência. A Pajero passou de 165cc para 197cc. E o mais impressionante foi o ganho de potência obtida no Audi A3 1.8 Turbo, que tinha 180cc originais e passou a ter 236cc. A Casa das Capotas tem guardados todos os gráficos de potência e torque dos veículos em que instalou o Unichip, para mostrar e comprovar a eficiência do produto a seus clientes.

Outras funções

O Unichip assume o controle sobre o sistema de comando de válvulas variável. Pode trabalhar com dois mapas de calibragem diferentes (gasolina e GNV). Controla o sistema de óxido nitroso, inclusive atuando no ponto de ignição enquanto o nitro estiver sendo acionado. Atua nos injetores auxiliares, em motores modificados que necessitam de combustível adicional, também mapeado em 3D e nos coletores de admissão de geometria variável.

Permite a calibração de velocímetros eletrônicos, para compensar a substituição de rodas, por exemplo. Controle adicional sobre a rpm do motor, quando a embreagem estiver aplicada, otimizando a largada, permitindo a troca de marcha sem aliviar o pé do acelerador. Coordena a curva de boost em sistemas eletronicamente controlados e possibilita o controle do shift light.

O Unichip instalado custa R$ 3.000,00, e como ele é um computador, você pode trocar de veículo e levá-lo junto, pois basta apenas calibrá-lo novamente para a especificação de um novo motor. Passe na Casa das Capotas, na Rua Engenheiro Rebouças, 2019, esquina com Marechal Floriano Peixoto e confira essa nova tecnologia, ou ligue para o telefone 333-7490.

Voltar ao topo